Residência médica X Pós-graduação

Com número de vagas de especialização não acompanhando o número de formados, abriu-se espaço para diversas pós-graduações em medicina.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

A medicina, assim como as mais diversas áreas da sociedade, está em constante evolução e passou por bruscas mudanças recentemente. O “Doutor” de antigamente, com seu status e autoridade, habitualmente impune de toda judicialização da medicina, agia feito um exército de um homem só, capacitado a resolver as mais diversas e adversas doenças e complicações, independente do diploma pendurado na parede do seu consultório. Muito diferente é o que vivemos hoje, onde o médico se torna cada vez mais especializado em conduzir com maestria uma pequena, e muitas vezes complexa, lista de patologias e é condicionado a encaminhar ao colega especialista tudo aquilo que foge do seu domínio. Além disso, após os longos anos de especialização a prova de título é uma obrigação e pré-requisito para qualquer emprego formal, seja ele público ou privado!

Leia também: Residência médica, quando fazer? Vantagens e desvantagens

Medicos escolhem entre Residência médica e pós-graduação

Residência médica

O regime de residência médica coordenado pelo ministério da educação, é extenuante porém incontestável. Estar todos os dias, muitas noites e incontáveis finais de semana no ambiente hospitalar traz, por repetição e aprendizado, excelência e diferenciação para o médico recém formado. Além disso, o residente é a mão de obra semiqualificada mais barata que existe para as contas públicas, que paga uma bolsa de valor profundamente defasado para a carga horária que semana sim, semana também, ultrapassa o que foi contratado!

Entretanto, o número de novos doutores saídos do forno, aumenta a cada ano, sem que o número de vagas de especialização, acompanhe na mesma proporção. E foi neste cenário que as escolas médicas e hospitais encontraram uma excelente fonte de recursos, dando início às mais diversas pós-graduações (PG) em medicina.

Pós-graduações

Algumas PGs acompanham a rotina da residência médica, e são chamadas de estágio, com a única diferença que o “estagiário” não recebe a bolsa do governo, e geralmente ganha de cortesia um day off para trabalhar em outro serviço e pagar suas contas… Ao final do estágio o médico recebe o direito de prestar prova de título, enquadrar seu diploma e se intitular especialista na sua área.

Outro formato são as “pós de final de semana”. De custo altíssimo e ministradas por renomados chefes de cadeira, especialistas e personalidades, acontecem em frequências variadas, porém não integrais, permitindo que o médico mantenha sua rotina profissional enquanto estuda e aprende um novo conteúdo.

Saiba mais: Os benefícios da pós-graduação médica: aspectos pessoais e profissionais

Excepcionalmente disseminadas na área de dermatologia, formam profissionais em toda parte do Brasil, que após todo o investimento injetado nessa formação ainda precisam se dedicar muito para conquistar o título de especialista exigido pela sociedade, após comprovar alguns anos de atuação na área.

A maioria desses cursos oferecem aulas teóricas em ambiente extra hospitalar de forma que o aluno não vivencia o dia a dia da especialidade, e mesmo nas modalidades hands on a prática é deficitária e não se compara ao dia a dia da residência.

Mensagem final

Seguramente as pós-graduações em áreas de atuação clínica, que não envolvem procedimentos, tendem a capacitar o médico proporcionalmente ao tempo dispendido, sem jamais substituir a prática e a constância da residência. Por outro lado as PGs de áreas cirúrgicas ou que incluem capacitação em realização de procedimentos a distância ou sem devido treinamento prático, deixam a desejar na formação profissional.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão