O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.
Discutir casos clínicos é algo extremamente comum na prática do médico e outros profissionais de saúde. Os casos são importantes para ajudar tanto na aprendizagem e construção do raciocínio clínico, quanto para enriquecer os diagnósticos diferenciais a ter em mente.
Por isso, continuando a nossa retrospectiva 2019, trouxemos os casos clínicos mais acessados do ano!
1 – Entrelaçamento de cordões em gestação monoamniótica
Como mais acessado, temos um caso de entrelaçamento de cordões, trazido pela médica obstetra Julianna Gomes. O entrelaçamento é frequente nas gestações monoamnióticas. Confira o caso neste link!
2 – Grávida na emergência apresenta dor no baixo ventre
Em segundo lugar, trouxemos mais um caso de uma paciente grávida, pela médica Julianna Gomes. A mulher, de 34 anos, primigesta, idade gestacional 39 semanas e quatro dias (por USG de 1º trimestre), compareceu à emergência com queixa de dor no baixo ventre. Veja aqui!
3 – Rigidez muscular de início súbito associada à disartria e trismo
Neste caso, trazido pelo médico de família e comunidade Marcelo Gobbo, a paciente de 47 anos,deu entrada desacompanhada na sala de emergência apresentando quadro de rigidez muscular de início súbito associada à disartria e trismo. Acesse e veja o desenrolar do caso!
4 – Paciente com tinnitus e vertigem por 2 anos
Em quarto lugar, temos um caso publicado pelo neurologista Felipe Nóbrega, onde M.S.F., 48 anos, sexo feminino, natural do Rio de Janeiro, do lar descreve que há dois anos iniciou quadro de tinnitus á esquerda e vertigem, de leve intensidade, que ocorria numa frequência de duas a três vezes por semana. Confira o caso clínico!
5 – Qual diagnóstico desta doença?
O último caso é do nosso especial de carnaval, quando o médico Marcelo Gobbo trouxe o caso da paciente chamada EBS, 29 anos, feminino, diarista, natural e procedente de Belém, casada. Referiu febre baixa vespertina há duas semanas, associada à mialgia astenia e sudorese noturna. Veja o caso especial de carnaval aqui!
Veja mais da nossa retrospectiva PEBMED:
Autor(a):
Seu comentário será analisado e publicado em breve, se estiver em conformidade com os nossos Termos de Uso.