Retrospectiva 2020: além da Covid-19, confira os outros assuntos importantes do ano!

Tempo de leitura: 3 min.

Apesar de um ano atípico, com uma pandemia que assola o mundo inteiro, 2020 também teve outros acontecimentos e discussões importantes relacionadas à Medicina. Por isso, hoje, em nossa retrospectiva 2020 do Portal PEBMED, vamos trazer os artigos mais acessados do ano não relacionados à Covid-19.

Retrospectiva 2020

10 – Vaginose bacteriana: como identificar e abordar essa condição?

Em décimo lugar, temos uma revisão de como abordar a vaginosa bacteriana, texto de uma série produzida pelo ginecologista Fernando Barros sobre as principais vaginites ou vaginoses infecciosas da mulher em idade reprodutiva. Confira o texto aqui!

9 – Quiz: paciente internada evolui com bradicardia e hipotensão; qual o diagnóstico?

Em nono lugar, um caso de uma paciente de 74 anos, com demência senil, internada com sepse urinária. A mulher evoluiu evoluiu com bradicardia e hipotensão. Apresentado pelo cardiologista Gabriel Quintino, o quiz te desafia a saber qual o possível diagnóstico. E aí, consegue responder? Acesse o quiz e teste seus conhecimentos!

8 – O uso do tramadol no controle da dor é bom para quem?

No início do ano, a médica paliativista Carolina Neiva, apresentou um tópico muito importante: o controle da dor em pacientes com câncer e o uso do tramadol. Com base em uma revisão sistemática, ela trouxe os principais benefícios e malefícios do medicamento. Confira o artigo, que ficou em oitavo lugar no ano do Portal PEBMED.

7 – Candidíase vulvovaginal: como caracterizar e tratar?

E temos mais um artigo da série sobre as principais vaginites ou vaginoses infecciosas no nosso TOP 10 não Covid do ano! Neste, o ginecologista Fernando Barros fez uma revisão sobre a candidíase vulvovaginal: diagnóstico, tratamento e casos complicados. Veja o texto na íntegra aqui!

6 – Veja o calendário vacinal do Ministério da Saúde para 2020

Em sexto lugar, como não podia faltar, ficou o nosso clássico post com o calendário vacinal nacional atualizado! Neste ano, algumas alterações foram feitas para a imunização da febre amarela, que se tornou prioritária em todo território nacional, e a cobertura da vacina da gripe, aumentando o grupo-alvo. Além disso, a vacina meningocócica ACWY conjugada substituiu o reforço da meningocócica C. Confira todos os detalhes aqui!

5 – Quiz: paciente pediátrico com massa abdominal; qual é o diagnóstico?

Mais um quiz apareceu em nosso TOP. Dessa vez, um caso pediátrico: uma menina de 13 anos com aumento do volume abdominal há cerca de 6 meses, e suspeita de gravidez pelos familiares. Qual será o real diagnóstico? Tente identificar no texto original, que é uma parceria do Portal PEBMED com o Imagem da Semana, da UFMG.

4 – Nova recomendação sobre modelo de laudo laboratorial para a Vitamina D – 25(OH)D

Em quarto lugar, um texto importante sobre a alteração do laudo para vitamina D, produzido pelo médico laboratorista Pedro Serrão. A nova recomendação veio de um novo posicionamento sobre os valores de referência publicado pelas sociedades brasileiras de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Veja o artigo!

3 – Jejum intermitente não é só para perda de peso: quais outras aplicações clínicas?

E o jejum não podia faltar! Sempre em alta, diversos tipos de dietas são estudadas para, não só controle de peso, como também outras aplicações práticas na medicina. A anestesiologista Gabriela Queiroz publicou um texto, que ficou em terceiro lugar em nosso ano, falando um pouco sobre o jejum intermitente. Confira aqui!

2 – Vitamina D: posicionamento das sociedades brasileiras sobre os novos valores de referência

Os novos valores de referência da vitamina D apareceram mais uma vez, desta vez em segundo lugar! Neste caso, a endocrinologista Daniele Zaninelle fez um resumo do posicionamento das sociedades do lado da prática clínica na endocrinologia: desde os novos valores, até informações sobre deficiência e intoxicação por vitamina D. Leia na íntegra aqui!

1 – O exame FAN deu positivo, como proceder?

E o nosso primeiro lugar de texto mais acessado do ano não Covid-19 vai para a reumatologista pediatra Gabriela Balbi! Neste artigo, ela explica sobre o exame de fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), e como ele deve ser interpretado na prática. Quer ter todas essas informações? Acesse o artigo aqui!

Não deixe de conferir nossas retrospectivas 2020:

Relacionados