Retrospectiva 2021: confira os destaques do ano da área de ginecologia e obstetrícia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Estamos chegando ao final do ano… Vamos olhar para trás? Será que temos motivos para comemorar o final desse ano, ou queremos que ele se vá mais rápido do que quando chegou?

Pois é essa será a grande pergunta da virada e nós aqui do Portal PEBMED também olhamos para trás para rever o que foi de bom e nem tão bom no apagar das luzes de 2021.

retrospectiva 2021 de ginecologia e obstetrícia

Algumas novidade de 2021

Esse ano ainda tivemos como foco principal os eventos relacionados à Covid-19. Só que neste ano as notícias foram bem-vindas, com os testes e aprovação de vacinas para uso em gestantes e puérperas. Alguns trabalhos inclusive sugeriram que gestantes e puérperas sejam incluídas, mesmo como grupo de risco, em protocolos de testes de medicamentos e/ou biológicos desde o início, para que não sejam retardadas as possibilidades de prevenção e cura nesse grupo tão especial.

Foi um ano interessante também para avançar na prevenção de neoplasias. Desde 2008, o Reino Unido vem sistematicamente alcançando índices excelentes de busca e vacinação de mulheres para o HPV. Com o advento de vacinas para o Covid-19 e maior procura de mulheres, eles estão caminhando para a erradicação do câncer de colo uterino com os índices vacinais para HPV em nível ótimo.

O ano também trouxe luz para as pacientes que sofrem com câncer de ovário recidivante. No último mês do ano, publicamos um estudo alemão que mostrou que o uso de nova cirurgia citorredutora em pacientes com tumor de ovário recidivante melhora seu prognóstico para a quimioterapia posterior. Fato antes impensado de operar pacientes com recidiva de tumor de ovário.

Nas mulheres climatéricas, a literatura trouxe novos trabalhos mostrando a eficácia do uso de terapia estrogênica na prevenção das demências senis e outras. Assim conseguimos oferecer mais qualidade de vida na “melhor” idade. Entretanto, houveram discussões e posicionamentos sobre os chamados “chips da beleza”, que não mostraram-se eficientes ou com testes clínicos suficientes ainda para sua indicação generalizada. O checkmate ficará para 2022 talvez.

Uma novidade que deverá impactar a obstetrícia por muitos anos ainda foi a solicitação da liberação de uso de estatinas na gravidez, feita ao FDA americano em agosto. As publicações observaram bons resultados de controle e risco materno e fetal com possibilidade de essa medicação ser absorvida no rol de medicamentos para controle e preservação da saúde cardiovascular materna.

Outras notícias

Não foram só notícias boas. Com a pandemia no seu auge, tivemos aumentadas as taxas de violência contra a mulher, aumento do número de gestações indesejadas pelo fechamento de unidades de saúde para fornecimento de contraceptivos. Esses fatores levam ao aumento das nossas já tão altas taxas de partos cesarianas no país.

Por último, observamos que as médicas, em estudo publicado em maio deste ano, ainda mostram que as médicas postergam suas gestações para dar lugar ao desfecho ou organização profissional, financeira, pessoal para poder pensar em constituir família.

Que venha 2022!

Pois é… 2021 não foi tão ruim assim… mas nós aqui no Portal da PEBMED esperamos poder continuar ajudando na atualização, formação e divulgação de informação médica de qualidade e atualizada!

Feliz final de 2021… Boas novas para 2022 de toda equipe de Ginecologia e Obstetrícia do Portal PEBMED!

Ps.: Se você acha que o ano foi difícil, imagine como seria com nove (dois a mais que o esperado) bebês como os nônuplos do Marrocos deste ano!!!

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.