Sociedade Brasileira de Imunizações lança cartilha de vacinação durante pandemia do novo coronavírus

Visando alertar sobre a importância de manter a vacinação em dia durante a pandemia do novo coronavírus, a SBIm lançou numa cartilha com orientações.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Visando alertar sobre a importância de manter a vacinação em dia durante a pandemia do novo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), lançou no Dia Nacional da Imunização (9 de junho) uma cartilha com orientações voltadas para a população e os profissionais de saúde.

Todas as vacinas recomendadas atualmente no calendário público do Programa Nacional de Imunização, assim como nos calendários das sociedades médicas, são consideradas fundamentais e básicas, prevenindo em torno de 20 doenças em diferentes faixas etárias.

A cartilha digital “Pandemia Covid-19: o que muda na rotina das imunizações” traz orientações de como a população deve ir a uma unidade de saúde com segurança e como os profissionais de saúde que trabalham como a vacinação devem atender com os cuidados necessários e respeito ao distanciamento social.

“Essa é uma das nossas grandes preocupações. Estamos trabalhando muito nisso porque já vimos acontecer em várias situações de surto no mundo”, disse a pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm, em entrevista à Agência Brasil.

Leia mais: Whitebook: quais vacinas são necessárias na gestação?

A especialista destacou que durante o surto do vírus ebola, em 2013, na África Ocidental, foram a óbito mais pessoas de malária, tuberculose, difteria do que do próprio ebola.

“O novo coronavírus é, sem dúvida, um problema grave que merece a atenção de todos. Mas não podemos descuidar de outras patologias que não deixaram de circular, outras doenças infecciosas que colocam em risco a nossa população, não só de crianças, mas também de adolescentes e adultos”, advertiu a vice-presidente da SBIm.

Segundo dados do Unicef, 117 milhões de crianças ficarão sem vacina de sarampo devido à pandemia. No Brasil, os profissionais de saúde estão percebendo uma grande queda na busca pela vacinação. “É importante que a população entenda que ficar em casa deve ser, sim, a nossa conduta, mas para algumas situações essenciais é preciso sair de casa”, frisa Isabella Ballalai.

Vacina na pandemia

As normas divulgadas na cartilha abrangem também os profissionais de saúde, principalmente aqueles que trabalham nos postos e unidades de vacinação, desde a portaria, até o pessoal de segurança e limpeza.

De acordo com a vice-presidente da SBIm, um sinal de alerta é que 19 estados brasileiros já estão com circulação de sarampo, enfermidade potencialmente grave. A febre amarela também está em que circulação na região Sul, apresentando letalidade muito maior que a Covid-19, mas com número bem menor de casos.

Veja mais: Dia da Imunização: como é a produção de uma nova vacina e o que falta para vacina da Covid-19?

Outro perigo envolve a poliomielite, erradicada do país em 1974, mas que apresenta uma cobertura vacinal abaixo do esperado por aqui: em torno de 80% antes do início da pandemia, quando o ideal é 95%.

Além disso, dois países apresentam um surto de pólio endêmico: Afeganistão e Paquistão. E com o fim do isolamento social, viagens voltarão a ser feitas pelo mundo e, em algum momento, a pólio pode entrar de novo no Brasil, do mesmo modo que outras infecções.

“O país não está livre do retorno da poliomielite”, alertou a pediatra.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão