Leia mais:
Leia mais:
Pandemia aumenta casos de ansiedade, depressão e estresse. O que podemos fazer?
Envelhecimento facial e associação de procedimentos: toxina botulínica, preenchimento e bioestimulador de colágeno
Suplementação de ômega-3 pode retardar o envelhecimento acelerado relacionado ao estresse 
Como o cérebro reage ao estresse gerado pela pandemia?
Fatores ambientais urbanos podem estar relacionados à saúde mental de crianças?

Suplementação de ômega-3 pode retardar o envelhecimento acelerado relacionado ao estresse 

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Vários estudos foram realizados e evidenciou-se que a suplementação diária com ômega-3 estaria relacionado a diminuição das telomerases, dos índices de cortisol e dos processos inflamatórios, principalmente diante de situações de estresse. O mecanismo exato como esse suplemento age diminuindo a inflamação e amenizando as reações simpáticas e cardiovasculares a situações de estresse é ainda indefinido. 

Leia também: Medicamento que retarda o envelhecimento entra em fase de testes em humanos

Estudo recente

Um estudo controle randomizado realizado com 138 pacientes de meia idade, sedentários e acima do peso, sendo a maioria mulheres, mostrou o impacto da suplementação com ômega-3 nessa população. Os pacientes foram divididos em 3 grupos e receberam diariamente 2,5 g/d de ômega 3 , 1,25 g/d de ômega-3 e placebo por 4 meses. Antes e depois do estudo os pacientes foram submetidos ao Trier Social Stress Test. Amostras de saliva e sangue foram colhidas antes e repetidamente após os fatores estressantes a fim de mensurar os níveis de cortisol salivar, da telomerase nos linfócitos sanguíneos e dos agentes anti-inflamatórios como interleucina-10 (IL-10) e citocinas pró inflamatórias como a interleucina-6 (IL-6), interleucina-12 (IL-12) e fator de necrose tumoral. 

Achados

Como resultado desse estudo houve uma diminuição significativa da reatividade ao estresse da telomerase e da inlerleucina 10 em ambos os grupos que receberam suplementação em contraste com o grupo placebo, numa incidência de 24%-26%. Também foi visto que o ômega-3 diminuiu os níveis de cortisol e interleucina-6 de uma forma geral em relação a fatores estressantes. No grupo que recebeu maior dosagem de ômega-3 (2 g/d) houve uma diminuição de 19% em relação ao cortisol e de 33% em relação a IL-6, comparando ao grupo placebo. 

Concluindo, a suplementação com ômega-3 pode retardar o envelhecimento celular assim como diminuir a depressão pela ação, de uma forma geral, na inflamação e nos níveis de cortisol diante de situações de estresse, além de aumentar os mecanismos de recuperação celular. 

Autor(a):

Referências bibliográficas: 

  • Madison AA, et al. Omega-3 supplementation and stress reactivity of cellular aging biomarkers: an ancillary substudy of a randomized, controlled trial in midlife adults. Molecular Psychiatry. 2021 Abril. doi: 10.1038/s41380-021-01077-2
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar