Terapia com dupla antiagregação plaquetária pós-angioplastia mais curta mostra resultados não inferiores a padrão

Pacientes que se submetem a angioplastia por doença arterial coronariana necessitam de dupla antiagregação para evitar a trombose de stent.

Pacientes que se submetem a angioplastia por doença arterial coronariana necessitam de dupla antiagregação por 12 meses para evitar a trombose de stent. Com a evolução dos stents farmacológicos esse tempo vem sendo discutido, pois a DAPT tão prolongada pode gerar um maior número de sangramentos.

Leia também: ESC 2021: é possível encurtarmos ainda mais o tempo de uso de DAPT após implante de stent farmacológico?

Terapia com dupla antiagregação plaquetária pós-angioplastia mais curta mostra resultados não inferiores a padrão

3d rendered medical illustration of a human heart

Análise recente

O estudo STOPDAPT-2 foi um estudo conduzido na tentativa de avaliar a segurança e eficácia da dupla antiagregação (DAPT) por 1 mês seguida da monoterapia com clopidogrel por 12 meses, em comparação a dupla antiagregação por 12 meses em pacientes pós angioplastia.

Tratou-se de um estudo randomizado que avaliou 3.045 pacientes (1.523 no grupo da terapia reduzida e 1.522 na terapia padrão), a média de idade dos participantes era de 68 anos, o seguimento médio foi de 1 ano, 21% dos pacientes eram do sexo feminino e 39% tinha diabetes. Os pacientes apresentavam doença coronariana estável em 62% dos casos.

Os critérios de inclusão eram pacientes submetidos a angioplastia com stent recoberto por everolimus e nenhuma angioplastia programada posteriormente. Foram excluídos do estudo pacientes que necessitavam de anticoagulação oral e, ou com história de hemorragia intracraniana.

O desfecho primário era composto por morte, infarto do miocárdio, AVC, trombose de stent, sangramento maior ou menor em 1 ano. Ele ocorreu em 2,4% dos pacientes com DAPT reduzida em comparação 3,2% dos pacientes com terapia padrão (p para superioridade = 0,04).

Os desfechos secundários foram:

  • Morte, Infarto, AVC ou trombose de stent em 1 ano: 2% de eventos no grupo da terapia reduzida comparado a 2,5% no grupo padrão (p de não inferioridade = 0,005);
  • Sangramento maior ou menor em 1 ano: 0,4% no grupo da DAPT reduzida e 1,5% no grupo padrão (p de superioridade = 0,004)
  • Trombose de stent provável ou reduzida: 0,3% no grupo da DAPT reduzida e 0,07% do da terapia padrão (p de superioridade de 0,21).

Portanto o tratamento com DAPT reduzida se mostrou não inferior em relação a terapia padrão por 12 meses para eventos cardiovasculares em pacientes com doença arterial coronária que necessitaram de angioplastia, mostrando menos sangramento que e mais segurança.

Saiba mais: Rio de Janeiro vai sediar Congresso Mundial de Cardiologia em 2022

Isso abre precedente para a discussão de uma nova modalidade terapêutica em pacientes com necessidade de angioplastia com stents de última geração.

Referências bibliográficas:

  • Watanabe H, Domei T, Morimoto T, et al. Effect of 1-Month Dual Antiplatelet Therapy Followed by Clopidogrel vs 12-Month Dual Antiplatelet Therapy on Cardiovascular and Bleeding Events in Patients Receiving PCI: The STOPDAPT-2 Randomized Clinical Trial. JAMA. 2019;321:2414-27. doi:10.1001/jama.2019.8145.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades