Leia mais:
Leia mais:
Endometriose e adenomiose: há relação com distúrbios causados pelo consumo de produtos químicos?
Efeito da supressão hormonal pós-operatória na fertilidade de pacientes com endometriose
Histerectomia total videolaparoscópica em pacientes com endometriose profunda
Efetividade das intervenções dietéticas no tratamento da endometriose
Endometriose na adolescência: o que diz o novo guideline?

Terapia de manutenção após ooforoplastia devido endometrioma diminui recorrência?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil, levando a quadros de dores pélvicas, dispareunia e infertilidade. As pacientes que apresentam esta patologia têm uma piora na qualidade de vida e maior tendência a distúrbios psiquiátricos, como depressão e transtorno de ansiedade generalizada. Por estes motivos a importância de aprofundarmos o conhecimento da terapêutica adequada para prestar melhor assistência às mulheres com endometriose. Seria a terapia de manutenção após a ooforoplastia devido endometrioma eficaz para diminuir a recorrência?

Leia também: Associação entre endometriose e risco de menopausa natural precoce

Terapia de manutenção após ooforoplastia devido endometrioma diminui recorrência

Análise recente

Em fevereiro de 2022 foi publicada uma revisão sistemática e uma meta-análise em rede no Journal of Minimally Invasive Gynecology, com o objetivo de avaliar a eficácia de diferentes terapias hormonais na prevenção da recorrência de endometrioma pós-operatório. Ensaios randomizados e controlados (ERCs) ou estudos de coorte, incluindo mulheres em idade reprodutiva com endometriose submetidas a cistectomia ovariana ou excisão de lesões endometrióticas, comparando os efeitos do tratamento adjuvante pós-operatório com agonista do hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRHa) e intervenções hormonais pós-operatórias de manutenção por mais de um ano [pílulas contraceptivas orais (PCOs), dienogeste (DNG), sistema intrauterino liberador de levonorgestrel (SIU)] na recorrência do endometrioma.

Os pesquisadores selecionaram no total 11 estudos, dos quais dois eram ERCs, e nove eram estudos de coorte. Havia 2.394 pacientes com seis intervenções (69,6%) e com conduta expectante (30,4%). Os efeitos relativos ao tratamento foram estimados usando meta-análise de rede (MAR) e classificados em ordem decrescente. A eficácia clínica destes medicamentos (versus conduta expectante) foi a seguinte: GnRHa mais DNG [odds ratio (OR), 0,04; intervalo de confiança de 95% (CI), 0,01-0,27]; DNG (OR, 0,11; IC 95%, 0,04-0,32); GnRHa mais POC (OR, 0,12; IC 95%, 0,02-0,64); GnRHa mais SIU (OR, 0,13; IC 95%, 0,03-0,66); e PCO (OR, 0,21; IC 95%, 0,13-0,36). A eficácia do GnRHa (OR, 0,47; 95% CI, 0,12-1,89), não foi significativamente diferente dos controles.

Conclusão

Os autores chegaram à conclusão que na MAR, a terapia adjuvante pós-operatória combinada e tratamento hormonal de manutenção são melhores do que um único agente na prevenção de recorrência de endometrioma pós-operatório. Tratamento de manutenção com GnRHa mais DNG pode ser a intervenção mais eficaz. ECRs em larga escala desses agentes ainda são necessários para dar suporte para tais evidências.

Saiba mais: O efeito da amamentação na endometriose

Referências Bibliográficas:

  • Chiu C-C, Hsu T-F, Jiang L-Y, Chan I-S, et al. Maintenance Therapy for Preventing Endometrioma Recurrence after Endometriosis Resection Surgery–A Systematic Review and Network Meta-analysis, The Journal of Minimally Invasive Gynecology (2022), doi: https://doi.org/10.1016/j.jmig.2021.11.024
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.