Infectologia

Top 10 de maio: D-dímero, mucormicose, vacinação contra Covid-19 em gestantes e muito mais

Tempo de leitura: 3 min.

O mês de maio foi um período de muitos destaques na área médica. Perdeu alguma coisa importante? Então pode deixar que te atualizaremos com nosso Top 10 de maio. Confira!

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas
Cadastrar Login

Top 10 de maio

  1. Quiz: Mulher com manchas cutâneas e história de acidente vascular cerebral. Qual o diagnóstico?

Mulher de 42 anos, com história prévia de AVC há dois anos, procura atendimento médico por queixa de fraqueza e sensação de formigamento em membros superiores e inferiores que melhoraram em três horas. Refere aparecimento de manchas cutâneas nos membros inferiores há mais de quatro anos. Qual o diagnóstico? Teste seus conhecimentos com nosso quiz!

  1. Retrovírus endógeno humano K (HERV-K) e a Covid-19

Um estudo conduzido por pesquisadores da Fiocruz, UFJF, UFRJ e Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer encontrou uma associação que pode estar envolvida nas manifestações críticas de Covid-19. Além das evidências de SARS-CoV-2, os pesquisadores acharam, de forma consistente, sequências associadas ao chamado retrovírus endógeno humano K (HERV-K). Saiba mais!

  1. Covid-19 deve ser classificada como uma febre viral trombótica, defende estudo da Fiocruz

Um grupo de pesquisadores defende que a Covid-19 passe a ser classificada como uma febre viral trombótica, ao invés de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). O artigo foi publicado na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e assinado por dez especialistas que atuam em seis instituições de assistência médica e pesquisa científica brasileiras. Confira os detalhes!

  1. Ministério da Saúde retira grávidas sem comorbidades do grupo de vacinação contra a Covid-19

O Ministério autorizou o uso das vacinas da Pfizer e Coronavac em gestantes apenas nos casos em que haja algum tipo de comorbidade. Porém, aquelas que não apresentarem condições de saúde adequadas a esta categoria, não fazem mais parte da priorização da imunização. Veja mais!

  1. Trombocitopenia e trombose após vacina contra Covid-19

Muito se tem discutido sobre a Covid-19 e as vacinas disponíveis, principalmente quanto à eficácia e à segurança de cada uma. Foram publicados na literatura casos de trombocitopenia e eventos trombóticos após administração da vacina Oxford. Saiba mais!

  1. Você conhece a síndrome pós-Covid-19?

Um estudo de coorte observacional envolvendo 38 hospitais em Michigan nos Estados Unidos, avaliou os resultados de 1.250 pacientes que receberam alta hospitalar pós-Covid-19, utilizando dados de prontuário médico e entrevista por telefone após 60 dias da alta. Quais foram as principais sequelas identificadas após a Covid-19? Confira os resultados!

  1. Ceratite infecciosa e lentes de contato: O que precisamos saber?

A ceratite infecciosa é a complicação mais séria que pode decorrer do uso de lentes de contato. Ser usuário de lentes de contato é o principal fator de risco para a ceratite infecciosa nos Estados Unidos, por exemplo. Veja mais!

  1. Anvisa recomenda suspender aplicação de vacina da AstraZeneca em grávidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma nota recomendando a suspensão da aplicação da vacina ChAdOx1 nCov-19 (Vaxzevria e Covishield) da AstraZeneca, envasada pela Fiocruz, em mulheres grávidas. Saiba mais!

  1. Mucormicose: casos de infecção fúngica pós-Covid crescem na Índia

Casos de infecção fúngica invasiva por organismos da ordem Mucorales em pacientes recuperados ou em recuperação pela Covid-19 vem crescendo na Índia, que passa por uma nova onda da pandemia. Em Mumbai, a média de casos da infecção era de seis por ano, agora são cerca de dois por semana. De dezembro a fevereiro, foram 58 pessoas em cinco cidades. Confira mais detalhes!

  1. O que fazer com o valor do D-dímero no paciente com Covid-19?

Qual o impacto do D-dímero na Covid-19? Diversos estudos têm sido publicados, inclusive com desfechos analisados por metanálise, com impacto na elaboração de consensos e guidelines. Saiba a resposta em nosso artigo!

 

Compartilhar
Publicado por
Luciano Lucas

Posts recentes

Uso da inteligência artificial para otimização do tratamento da sepse

Estudo avaliou modelo computacional no campo da Inteligência Artificial, capaz de sugerir tratamentos otimizados para…

5 minutos atrás

Check-up Semanal: semana da sepse, dieta vegetariana em crianças e mais! [podcast]

Check-up Semanal: confira as últimas notícias sobre semana da sepse, dieta vegetariana em crianças, apendicite…

1 hora atrás

Anestesia e síndrome carcinoide: o que precisamos saber?

A síndrome carcinoide pode surgir quando os peptídeos vasoativos secretados pelas células tumorais entram na…

2 horas atrás

Anvisa aprova uso de baricitinibe em pacientes hospitalizados com covid-19

A Anvisa aprovou uma nova indicação para o baricitinibe: o tratamento de adultos hospitalizados com…

3 horas atrás

Qual é a melhor combinação no tratamento conservador de lesões do manguito rotador?

Um estudo analisou o melhor regime de supervisão dos exercícios e o benefício das infiltrações…

4 horas atrás

AVC: como obter certificação online para aplicação da NIHSS

Foi criada uma escala para quantificar a magnitude e gravidade do AVC, a NIHSS, sendo…

5 horas atrás