Vírus Mayaro: sintomas, diagnóstico e tratamento do que pode ser a próxima epidemia

Pesquisadores americanos relataram um caso inédito de Mayaro no Haiti, o que pode ser um indício de que o vírus está se espalhando.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em 2018, pesquisadores americanos relataram um caso inédito de Mayaro no Haiti, o que poderia ser um indício de que o vírus está se espalhando pelo Caribe e em países da América do Sul. Em maio de 2019, pesquisadores suspeitaram da presença do vírus no Rio de Janeiro, o que foi desmentido pelo Ministério da Saúde posteriormente.

O vírus Mayaro tem os mesmos sintomas do Chikungunya: febre, erupções na pele e dores nas articulações. Em pacientes com Zika ou Dengue, os efeitos podem durar até um ano. Ele também é transmitido através da picada do mosquito infectado.

Até recentemente, os cientistas só tinham registros de pequenos surtos de Mayaro na região amazônica e seus arredores. O caso encontrado pelos pesquisadores americanos foi identificado em um menino de 8 anos, habitante de uma zona rural do Haiti, a partir de uma amostra de sangue. Ele apresentou febre e dores abdominais.

Após a análise virológica e molecular, foi confirmada a presença da dengue e também de um novo vírus, posteriormente identificado como o Mayaro. Esse pode ser um indício que o vírus já está circulando pelas regiões do Caribe e da América do Sul. Caso suas estimativas estejam correta, é provável que pacientes com Mayaro já estejam sendo erroneamente diagnosticados com Chikungunya, pela semelhança dos sintomas.

Leia mais: Arboviroses – nova estratégia de prevenção utilizando Wolbachia

mayaro

Sintomas do Vírus Mayaro

  • Febre aguda inespecífica, que pode apresentar cefaleia, mialgia, exantema;
  • Artralgia, que pode ser acompanhada de edema;
  • Casos graves podem apresentar encefalite, no entanto, na maioria dos casos a doença é autolimitada, com o desaparecimento dos sintomas em uma semana.

Como diagnosticar o Mayaro?

Apenas exames laboratoriais específicos podem apontar o diagnóstico preciso.

Tratamento de Mayaro

Não há nenhuma terapia específica contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico. Os pacientes devem permanecer em repouso, acompanhado de tratamento sintomático, com analgésicos e/ou drogas anti-inflamatórias, que podem proporcionar alívio da dor e febre.

Veja também: Aedes aegypti pode transmitir dengue, zika e chikungunya na mesma picada

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Tags