WFPICCS 2022: Estudo aponta particularidades da reabilitação de pacientes pediátricos críticos negros e hispânicos

Crianças negras e hispânicas sofrem mais consequências físicas e psicológicas em cuidados intensivos? Veja sobre estudo apresentado este mês.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Crianças em cuidados intensivos sofrem com consequências físicas, psicológicas e sociais e com as morbidades pós-internação, além de terem uma redução na sua qualidade de vida geral. As disparidades nos cuidados de saúde, como raça, status socioeconômico e outros determinantes sociais da saúde, têm efeitos no acesso e nos resultados dos cuidados.

No último WFPICCS 2022, Garg e colaboradores (Johns Hopkins Hospital) apresentaram uma revisão sistemática que avaliou essas disparidades.  

Leia também: WFPICCS 2022: Medidas de proteção contra Covid-19 influenciaram na transmissão de influenza em UTI neonatal e pediátrica?

WFPICCS

Metodologia

Os pesquisadores analisaram as evidências atuais sobre as disparidades de cuidados de saúde na reabilitação pediátrica por meio de revisão sistemática. Foram incluídos estudos que, primeiramente, abordassem principalmente as disparidades de saúde, fossem focados em reabilitação e limitados à Pediatria.

Os serviços de reabilitação incluíram: fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, e reabilitação de pacientes internados ou ambulatoriais.  

As bases de dados PubMed e EMBASE foram pesquisadas com vocabulário controlado e termos-chave MESH. Dos 2.214 estudos identificados, 377 resumos foram examinados para revisão de texto completo, com 22 estudos escolhidos para extração de dados. Cinco estudos adicionais foram identificados por meio de listas de referência. Uma síntese narrativa foi realizada em 27 estudos.

Resultados

A análise dos 27 estudos incluídos revelou três temas principais, incluindo acesso a serviços, desfechos da reabilitação e prestação de serviços. O atendimento público foi associado a um menor desfecho funcional, menos prestadores de serviços ambulatoriais e maiores tempos de espera ambulatorial.

Crianças negras e hispânicas eram mais propensas a ter maior gravidade da lesão, ser internadas em reabilitação hospitalar e ter diminuição da independência funcional após a alta. A falta de serviços de intérprete foi associada à diminuição da utilização de serviços ambulatoriais.

Conclusões

Essa revisão sistemática identificou status de saúde pública x privada, raça, etnia, ambiente construído, status socioeconômico e idioma como fatores associados à diminuição do acesso a serviços de reabilitação, piores desfechos após hospitalização e reabilitação, e diminuição da prestação de serviços.

Os pesquisadores concluíram que determinantes sociais da saúde precisam ser cuidadosamente abordados na população de reabilitação pediátrica para identificar as principais áreas de melhoria para a prestação de cuidados de saúde equitativos.

Mais do congresso:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão
# GARG, A. et al. PP324 - Health Disparities in Pediatric Rehabilitation: A Systematic Review.” 11th Congress of the World Federation of Pediatric Intensive & Critical Care Societies 12-16 July 2022 | Virtual World Congress. https://www.youtube.com/watch?v=VIo9dlt_tdU