Página Principal > Cardiologia > Zika pode estar ligado a problemas cardíacos
eletrocardiograma com estetoscopio

Zika pode estar ligado a problemas cardíacos

Tempo de leitura: 1 minutos.

O vírus Zika já foi associado à artrogriposecomplicações neurológicasdanos à retina de bebês e, mais recentemente, problemas cardíacos. Uma pequena série de casos foi apresentado esse ano na reunião anual da American College of Cardiology.

Pesquisadores na Venezuela registraram nove casos de pacientes com Zika que exibiram manifestações cardiovasculares em um estudo multicêntrico observacional prospectivo. Foram realizados exames clínicos, ECG, laboratorial (incluindo estudos virológicos), raio-x, ecocardiograma, Holter e ressonância magnética.

Entre os participantes, seis eram do sexo feminino, com idade média de 17 ± 47 anos. Foram detectadas arritmias em nove pacientes, incluindo fibrilação atrial aguda em três casos, duas taquicardias auriculares paroxísticas e uma persistente, não sustentada em dois pacientes e arritmias ventriculares em dois pacientes. A insuficiência cardíaca esteve presente em seis casos, cinco com fração de ejeção baixa e uma com fração de ejeção preservada, com pré-eclâmpsia e derrame pericárdico moderado a grave.

Os pesquisadores alertam que este é o primeiro relato de envolvimento cardíaco em pacientes com Zika. Eles sugerem que médicos fiquem atentos a essa possibilidade. Agora, mais estudos são necessários para definir a incidência de miocardite sistematicamente.

As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.