Top 10 de novembro: quizzes, amamentação na endometriose, variante ômicron e muito mais!
Temas como a amamentação na endometriose, variante ômicron e Clinical Drops do Whitebook foram alguns dos principais destaques de novembro no Portal PEBMED.
Neste top 10, reunimos os principais destaques do mês. Confira todos eles!
Dois casos suspeitos da doença de Creutzfeldt-Jakob, “mal da vaca louca”, em moradores da Baixada Fluminense estão sendo investigados pelas autoridades sanitárias. Os pacientes foram internados e isolados no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Veja mais detalhes sobre os casos.
O aumento do intervalo QT em pacientes dialíticos é de grande preocupação, pois eles já têm uma alta chance de morte súbita cardíaca, (principal causa de mortalidade neste grupo). Saiba mais.
O aumento de casos de hepatite medicamentosa no Brasil já ligou um sinal de alerta em hospitais e consultórios médicos pelo país. Isso graças ao uso do chamado “kit Covid”, que reúne medicamentos sem eficácia contra a doença, mas que continuam sendo prescritos por alguns médicos. Entre os remédios estão hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e anticoagulantes. Confira.
A endometriose é uma doença inflamatória estrogênio dependente com alta prevalência entre as mulheres na menacme. Foi publicado um estudo prospectivo observacional no International Journal of Environmental Research and Public Health, com o objetivo de relacionar a amamentação com uma possível melhora das dores pélvicas nas pacientes com endometriose. Veja os resultados.
Batizada de Ômicron, a variante B.1.1.529 do coronavírus foi detectada inicialmente na África do Sul em 24 de novembro de 2021. Dois dias depois, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou-a como variante de preocupação (VOC – do inglês variant of concern). Entenda o que se sabe até o momento sobre ela.
Após passeio no jardim, criança refere ardência leve na sola dos pés, sendo percebida lesão escurecida na topografia do sintoma. Não estavam presentes sinais flogísticos e a criança não possuía comorbidades. Qual o diagnóstico?
Paciente sexo masculino, cinco anos, levado na emergência com aumento do volume na hemiface direita e febre, sem outros comemorativos. Laboratório com hemograma normal, sem leucocitose. O que será?
Paciente do sexo masculino, adulto jovem, hígido, apresentava há duas semanas placas eritematosas e VDRL positivo (1:64). Qual o diagnóstico?
O Whitebook ouviu seus usuários e lançou uma nova categoria com conteúdos em vídeos: Clinical Drops. A ideia é compartilhar dicas práticas de nossos médicos especialistas (sempre baseadas nas últimas pesquisas médicas e diretrizes publicadas) por meio de pílulas de conteúdo.
- Quiz: Paciente não tabagista com tosse, dispneia, sibilância e infecções respiratórias de repetição.
Mulher, 31 anos, comparece à consulta de pneumologia queixando-se de dispneia, fadiga e tosse há quatro meses, com piora progressiva dos sintomas. Diagnóstico de asma na infância, com crises intensas e história de três episódios de pneumonia no último ano. O que será? Teste seus conhecimentos com o Quiz PEBMED.