Variante delta, síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação e muito mais: confira o top 10 de agosto [infográfico]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O mês de agosto contou com muitos destaques no Portal PEBMED. Temas importantes foram trazidos pelos colunistas, como a variante delta, vacinação contra Covid-19, exames de rotina em cardiologia, entre outros vários assuntos. 

Confira o top 10 de agosto e fique por dentro de todos os destaques do mês no Portal PEBMED:

  1. Caso clínico: Um curioso caso de perda ponderal

Um homem de 29 anos foi encaminhado ao ambulatório de Clínica Médica, pelo Posto de Saúde, para investigação de perda ponderal e aparecimento de lesões de pele. Qual será o diagnóstico? Confira o caso clínico!

  1. Exames de rotina em cardiologia: quais o generalista deve solicitar?

Muitas vezes o generalista se depara com situações na rotina médica em que uma investigação mais minuciosa é necessária. Na área da cardiologia, alguns exames de rotina são essenciais para um diagnóstico eficaz. Destacamos três que fazem a diferença na identificação da queixa do paciente. Veja aqui!

  1. Anvisa alerta sobre casos raros de síndrome de Guillain-Barré pós-vacinação

Segundo o comunicado da Anvisa, ocorrências de casos raros da síndrome de Guillain-Barré após a vacinação contra Covid-19 já foram relatadas em alguns países, incluindo no Brasil. Veja os detalhes do comunicado!

  1. Estudo BaSICS: qual o fluido ideal para utilização na UTI?

O estudo BaSICS foi financiado pelo Ministério da Saúde brasileiro, com apoio da Baxter® para fornecimento dos fluidos e auxílio logístico. O estudo foi multicêntrico, envolvendo 75 centros brasileiros, com inclusão de 11.000 pacientes. Uma façanha gigantesca, capaz de ser realizada por poucos, e ainda por cima em meio a pandemia de Covid-19. Saiba mais sobre o BaSICS!

  1. Covid-19 e variante Gama: estudo avalia eficácia da Coronavac e Astrazeneca no Brasil

Uma publicação — ainda em formato pré-print — descreveu os resultados de eficácia da Coronavac e da Astrazeneca no Brasil em um momento em que a variante Gama (antiga P1) era a predominante no país. Confira os resultados!

  1. O que sabemos sobre a variante Delta do SARS-CoV-2 em crianças?

A variante Delta já se espalhou para mais de 132 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS): é uma variante mais transmissível, tornando-se a cepa dominante do vírus SARS-CoV-2 em todo o mundo. Veja quais são as suas implicações na esfera pediátrica.

  1. Ivermectina: As atuais evidências científicas e controvérsias anti-Covid-19

Devido a ausência de evidências conclusivas favoráveis que sustentem os efeitos benéficos efetivos do uso da ivermectina, os consensos internacionais e brasileiros de diferentes instituições, incluindo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Infectologia não recomendam o uso de ivermectina para profilaxia pré e pós-exposição, tratamento precoce ou em pacientes hospitalizados com Covid-19. Confira as principais evidências! 

  1. Editorial: A variante delta e as vacinas para Covid-19

Neste texto publicado em agosto, trouxemos para vocês as evidências mais atuais da eficácia das principais vacinas disponíveis no Brasil para a variante delta, reforçando a importância da imunização coletiva.

  1. Como distinguir os principais sintomas da Covid-19 em vacinados e não vacinados?

Graças aos relatórios diários do aplicativo ZOE COVID Study com dados de um milhão de indivíduos, pesquisadores do Reino Unido conseguiram identificar os cinco principais sintomas atuais da população não vacinada, além da imunizada parcial e totalmente. Veja quais são eles!

  1. Estudo avalia eficácia de vacinas da Pfizer e AstraZeneca contra variante delta

Um estudo publicado na The New England Journal of Medicine procurou avaliar a eficácia de duas vacinas disponíveis – Pfizer e AztraZeneca – contra doença sintomática pela nova variante. Fique por dentro dos resultados!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar