Leia mais:
Leia mais:
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Dor associada à endometriose: terapia combinada de relugolix oral é eficaz?
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Whitebook: conheça as mudanças que chegaram em Condutas Cirúrgicas e Trauma
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19

Top 10 de novembro: quizzes, amamentação na endometriose e muito mais! [infográfico]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

top 10 novembro

 

Top 10 de novembro: quizzes, amamentação na endometriose, variante ômicron e muito mais! 

Temas como a amamentação na endometriose, variante ômicron e Clinical Drops do Whitebook foram alguns dos principais destaques de novembro no Portal PEBMED.   

Neste top 10, reunimos os principais destaques do mês. Confira todos eles! 

  1. Fiocruz investiga dois casos suspeitos de doença de Creutzfeldt-Jakob

Dois casos suspeitos da doença de Creutzfeldt-Jakob, “mal da vaca louca”, em moradores da Baixada Fluminense estão sendo investigados pelas autoridades sanitárias. Os pacientes foram internados e isolados no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Veja mais detalhes sobre os casos. 

  1. Quinolonasrespiratórias aumentam chance de morte súbita em pacientes dialíticos 

O aumento do intervalo QT em pacientes dialíticos é de grande preocupação, pois eles já têm uma alta chance de morte súbita cardíaca, (principal causa de mortalidade neste grupo). Saiba mais. 

  1. Mais um efeito da pandemia no Brasil: o aumento de casos de hepatite medicamentosa

O aumento de casos de hepatite medicamentosa no Brasil já ligou um sinal de alerta em hospitais e consultórios médicos pelo país. Isso graças ao uso do chamado “kit Covid”, que reúne medicamentos sem eficácia contra a doença, mas que continuam sendo prescritos por alguns médicos. Entre os remédios estão hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e anticoagulantes.  Confira. 

  1. O efeito da amamentação na endometriose

A endometriose é uma doença inflamatória estrogênio dependente com alta prevalência entre as mulheres na menacme. Foi publicado um estudo prospectivo observacional no International Journal of Environmental Research and Public Health, com o objetivo de relacionar a amamentação com uma possível melhora das dores pélvicas nas pacientes com endometriose. Veja os resultados. 

  1.  Ômicron: a nova variante de preocupação do SARS-CoV-2

Batizada de Ômicron, a variante B.1.1.529 do coronavírus foi detectada inicialmente na África do Sul em 24 de novembro de 2021. Dois dias depois, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou-a como variante de preocupação (VOC – do inglês variant of concern). Entenda o que se sabe até o momento sobre ela.  

  1.  Quiz: Criança com lesão misteriosa no pé após passeio descalça no jardim. O que será?

Após passeio no jardim, criança refere ardência leve na sola dos pés, sendo percebida lesão escurecida na topografia do sintoma. Não estavam presentes sinais flogísticos e a criança não possuía comorbidades. Qual o diagnóstico?  

  1. Quiz: Paciente pediátrico com aumento do volume nahemifacedireita e febre.  

Paciente sexo masculino, cinco anos, levado na emergência com aumento do volume na hemiface direita e febre, sem outros comemorativos. Laboratório com hemograma normal, sem leucocitose. O que será? 

  1. Quiz: Adulto jovem com reação cutânea após uso de antibiótico. 

Paciente do sexo masculino, adulto jovem, hígido, apresentava há duas semanas placas eritematosas e VDRL positivo (1:64). Qual o diagnóstico? 

  1. Clinical Drops: vídeos de atualização para ajudar na tomada de decisão

O Whitebook ouviu seus usuários e lançou uma nova categoria com conteúdos em vídeos: Clinical Drops. A ideia é compartilhar dicas práticas de nossos médicos especialistas (sempre baseadas nas últimas pesquisas médicas e diretrizes publicadas) por meio de pílulas de conteúdo. 

  1. Quiz: Paciente não tabagista com tosse, dispneia, sibilância e infecções respiratórias de repetição.  

Mulher, 31 anos, comparece à consulta de pneumologia queixando-se de dispneia, fadiga e tosse há quatro meses, com piora progressiva dos sintomas. Diagnóstico de asma na infância, com crises intensas e história de três episódios de pneumonia no último ano. O que será? Teste seus conhecimentos com o Quiz PEBMED. 

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.