ADA 2022: tirzepatida para obesidade e outras novidades do congresso americano de diabetes

Começou no último dia 03 o congresso da American Diabetes Association (ADA 2022), que acontece até o dia 07.

Confira toda a cobertura do congresso da American Diabetes Association (ADA 2022), que aconteceu entre os dias 3 e 7 de junho, em New Orleans, Estados Unidos. O Portal PEBMED esteve está presente no evento para trazer as principais novidades para você.

ADA 2022_Portal

ADA 2022

Na sessão sobre inibidores de SGLT-2, uma nova parte do programa de estudos EMPRISE foi apresentada. O EMPRISE avalia os impactos da empaglifozina na população após o início do seu uso e já foi publicado previamente dados comparando essa medicação com os inibidores de DPP-4 quanto aos desfechos cardiovasculares. Saiba mais.

Várias palestras endereçaram o tema “tecnologia em diabetes”, métodos para melhorar a monitorização glicêmica como o CGM, atenção à inércia terapêutica. Dentre as novas tecnologias disponíveis, destaque para a OmniPod 5, a da bomba de insulina de sistema híbrido, da Insulet. Confira o conteúdo completo.

O principal destaque das apresentações originais sobre diabetes na gestação no ADA 2022 foi o resultado da avaliação do impacto do uso da metformina durante a gestação no IMC e peso das crianças até os dois anos de idade, utilizando como base populacional para seguimento as gestações do estudo Mity. Saiba mais.

A dra Liana Billings falou a respeito do benefício que os agonistas de GLP-1 podem trazer na redução de risco de AVC. Veja os detalhes da palestra aqui!

Um debate no congresso da ADA 2022 discutiu qual alvo seria mais importante na melhora dos desfechos no diabetes tipo 2: perder peso ou controle glicêmico? Confira o que foi abordado no texto completo.

No segundo dia do evento, o estudo mais esperado foi publicado: SURMOUNT-1 avaliou o uso da tirzepatida no tratamento da obesidade em não diabéticos. Os resultados foram promissores, contando apenas com alguns efeitos colaterais que podem dificultar um pouco a adesão. Veja os dados apresentados aqui.

Um segundo resultado do estudo SURPASS-4, apresentado no congresso do ano anterior, foi divulgado no evento: os desfechos renais. A tirzepatida vem se mostrando uma droga com potencial para o diabetes e esta última análise também trouxe benefícios. Confira os detalhes aqui.

No primeiro dia do evento, uma palestra conjunta trouxe as principais evidências até o momento sobre a nutrição do paciente com diabetes. Ele deve comer de 3/3 horas? O café da manhã é importante? Os macronutrientes importam? Veja as respostas para essas perguntas aqui.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.