Leia mais:
Leia mais:
Quiz: Paciente apresenta tumoração endurecida no polegar. Qual o diagnóstico?
Quais os benefícios da neoadjuvância em pacientes com tumores T4 de cólon?
Quiz: Paciente de 32 anos com tumor raro em topografia de abdome e pelve. Qual a conduta?
Melanoma em crianças pode ser fatal
Mamas tuberosas: o que é e qual cirurgia é indicada?

Caso clínico: mulher com nódulo em mama, sem descarga papilar

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Mulher branca, 39 anos, nuligesta, sem comorbidades, vem à consulta de ginecologia bastante ansiosa por apresentar “caroço” na mama esquerda, que surgiu há cerca de seis meses e foi aumentando progressivamente de tamanho. Nega descarga papilar.

Ao exame: mamas volumosas, sem alterações significativas à inspeção estática ou dinâmica. À palpação, tumoração de cerca de 7 cm, amolecida, regular, móvel, indolor, em união dos quadrantes laterais de mama esquerda. Ausência de descarga papilar e linfonodomegalias.

Trouxe resultado de mamografia solicitada pela UBS:

Qual é o diagnóstico?

O aspecto mamográfico é característico de fibroadenolipoma ou hamartoma mamário. O hamartoma é um tumor fibroepitelial benigno que se assemelha a uma neoplasia do ponto de vista macroscópico e até microscópico, porém resulta de um desenvolvimento defeituoso; é constituído por uma mistura anormal de elementos teciduais ou por proporção anormal de um único elemento normalmente encontrado naquele tecido (tecido adiposo, glandular ou conjuntivo fibroso na mama).

É comumente chamado de “mama dentro da mama”, pois é uma área de tecido mamário normal encapsulado. É mais comum em mulheres na pré-menopausa, mas há casos relatados em adolescentes e mulheres idosas. A velocidade de crescimento é variável, podendo ser lenta ou rápida.

Os achados histopatológicos na biópsia por agulha em geral são inconclusivos, não sendo suficientes para estabelecer o diagnóstico. A conduta preferencial é a excisão cirúrgica.

Veja mais casos:

Retrospectiva 2019: veja os principais casos clínicos do ano!

Referências bibliográficas:

  • Mamografia: manual de orientação / editor: Claudio Kemp. São Paulo : Ponto, 2005.
  • Yeung C, Wanzel KR – What you see is not always what you get: Radiographic-pathologic discordance among benign breast masses. Breast Dis. 2019;38(3-4):117-123. doi: 10.3233/BD-190400.
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    2 comentários

    1. Aplicativo muito bom e atualizado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.