Coronavírus e câncer: quais os riscos e prognóstico desses pacientes?

O número de infectados pelo coronavírus vem aumentando, e pensar que pacientes com câncer possam ter maior risco e pior prognóstico é lógico.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Pacientes com câncer costumam apresentar imunossupressão, seja pela própria doença, seja pelo seu tratamento, o que os torna mais suscetíveis a infecções. O número de indivíduos infectados pelo coronavírus vem aumentando em todo o mundo, e pensar que pacientes oncológicos possam ter maior risco e pior prognóstico é algo lógico.

Recente estudo publicado na revista The Lancet analisou características de 1.590 casos de infecção pelo vírus até 31 de janeiro de 2020, a fim de avaliar a relação da doença com o câncer.

cadastro portal

médico com prontuário de paciente com câncer e coronavírus

Coronavírus e câncer

Dezoito pacientes tinham história de câncer, e o principal sítio da doença foi o pulmão (28%). Observou-se que 25% dos indivíduos haviam sido submetidos à quimioterapia ou cirurgia no período de 30 dias anterior à infecção, e os demais (75%) encontravam-se em seguimento após tratamento com intenção curativa.

Leia também: Doação de sangue: atualização dos critérios após epidemia de coronavírus

Comparando-se com a população sem câncer, a mediana de idade (63 anos x 48 anos), a prevalência de tabagismo (22% x 7%), a frequência de polipneia (47% x 23%) e a gravidade das alterações tomográficas ao diagnóstico (94% x 71%) foram maiores entre os 18 pacientes com história de neoplasia maligna. Além disso, a evolução foi pior nesse grupo de infectados: maior taxa de admissão em unidade de tratamento intensivo, de necessidade de ventilação mecânica e de óbito (39% x 8%).

Como era de se esperar, os indivíduos submetidos à quimioterapia ou cirurgia no último mês tiveram desfechos piores do que aqueles com história pregressa de câncer.

O estudo mostra que história de câncer representou o principal fator de mau prognóstico e que, entre os pacientes com câncer, a idade avançada foi o único fator de risco para admissão em unidade de tratamento intensivo, necessidade de ventilação mecânica e óbito.

Veja mais sobre coronavírus:

Conclusões

Tendo em vista os resultados apresentados, os autores propõem três estratégias para reduzir os riscos dos pacientes oncológicos durante a epidemia de coronavírus:

  • Avaliar a possibilidade de adiar quimioterapia ou cirurgia em pacientes estáveis, em áreas endêmicas;
  • Reforçar a importância das medidas de proteção, como lavagens frequentes e adequadas das mãos;
  • Considerar vigilância e tratamento mais intensivos para indivíduos com câncer e infecção pelo coronavírus, especialmente idosos ou com outras comorbidades.

Vale ressaltar que este foi o primeiro estudo sobre o tema e, portanto novos estudos são necessários para melhor entendimento da infecção pelo coronavírus.

Referências bibliográficas:

  • Liang, Wenhua, et al. “Cancer patients in SARS-CoV-2 infection: a nationwide analysis in China.” The Lancet Oncology (2020).
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão