Leia mais:
Leia mais:
Quantos banhos por dia uma criança com dermatite atópica deve tomar?
Ministério da Saúde lança as diretrizes para a distribuição de autotestes de HIV no país
Rastreio de TB em pacientes HIV internados: deve-se realizar teste molecular universal?
Quatro décadas enfrentando o HIV: em que pé estamos?
Vacina contra o HIV: avanço nos testes em humanos

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS: veja os principais estudos de 2017

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Segundo estimativas mais recentes do UNAIDS (Joint United Nations Program on HIV/AIDS), o Brasil é o país da América Latina que mais concentra casos de novas infecções por HIV. Nesse 1° de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS e, para te manter sempre atualizado, separamos aqui os principais artigos publicados esse ano no Portal da PEBMED sobre o tema:

Crianças e adolescentes que vivem com HIV/AIDS experimentam alterações significativas na resposta imune específica, por isso, a vacinação nessa população é um desafio para os médicos. Veja aqui o calendário vacinal recomendado.

O tratamento antirretroviral tem avançado bastante desde seu início. Naquela época, a grande a quantidade de comprimidos diários dava origem ao “coquetel” e tínhamos disponível apenas o AZT, no final dos anos 80. Leia nossa revisão aqui.

Em agosto, o MS divulgou a nova Relação Nacional de Medicamentos Essenciais, que agora inclui uma alternativa para o tratamento da AID. Saiba mais aqui.

O câncer continua a ser uma causa importante de morbidade e mortalidade em pessoas com HIV em terapia antirretroviral efetiva. Entenda tudo aqui.

As estratégias de prevenção para DCV podem oferecer importantes benefícios na saúde para pacientes com HIV e devem ser avaliadas. Veja aqui tudo sobre esse risco.

De acordo com os resultados do estudo LATTE-2, publicados no The Lancet, a combinação de dois medicamentos injetáveis de longa ação, como cabotegravir e rilpivirina a cada 4 semanas ou a cada 8 semanas, foi tão eficaz quanto a terapia oral diária de três fármacos na manutenção da supressão viral do HIV-1 durante 96 semanas. Leia o estudo completo nesse link.

Novos conhecimentos a respeito da redução de risco de transmissão sexual do HIV pelo emprego de estratégias combinadas ao uso de antirretrovirais ampliam as possibilidades de intervenção para casais sorodiscordantes. Veja aqui.

Em maio, o Ministério da Saúde publicou o protocolo para utilização da PrEP (Profilaxia Pré-exposição) do HIV. Leia com detalhes aqui.

Mais um grupo de pesquisadores está tendo resultados positivos na luta contra o HIV. A eliminação do vírus foi completa em um experimento com animais vivos. Relembre os resultados aqui.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.