ENDO 2021: confira os principais destaques do congresso da Endocrine Society

Nos dias 20 a 23 de março aconteceu, de forma online o congresso da Endocrine Society, o ENDO 2021. Veja os destaques aqui!

Nos dias 20 a 23 de março aconteceu, de forma online o congresso da Endocrine Society (ENDO 2021), o principal encontro de pesquisa em endocrinologia e atendimento clínico em todo o mundo. Nós, do Portal PEBMED, realizamos a cobertura do evento, trazendo os principais destaques para você.

Entre os principais temas estiveram: diabetes, obesidade e outras doenças comuns no dia a dia do endocrinologista; relações entre efeitos no sistema endócrino e a Covid-19; insuficiência adrenal em pacientes críticos; eventos tardios de câncer infantil, entre outros. Confira abaixo!

médica endocrinologista atendendo paciente com tireoide

ENDO 2021

O professor David Torpy realizou uma palestra sobre as dificuldades no diagnóstico e manejo de insuficiência adrenal no paciente crítico. Ele revisou os principais estudos sobre o tema e indicou que não há recomendação, atualmente, para medição sérica de cortisol basal para o diagnóstico da condição neste paciente. Porém, estes valores podem estar associados com duração da necessidade de vasopressores e resposta favorável à hidrocortisona. Veja mais detalhes aqui.

Os benefícios da evolução tecnológica, especialmente quanto ao monitoramento do diabetes, foram comentados na apresentação do Dr. Richard Bergenstal. Ele discutiu as vantagens da monitorização contínua da glicose (CGM) em comparação com a glicemia capilar, evidenciando a importância de buscar bons parâmetros de controle glicêmico (treat to target). Saiba mais aqui.

O Dr. Anastassios Pitas, membro do D2D Research Group, falou sobre o uso de vitamina D em pacientes com pré-diabetes. Um dos estudos demonstrou benefício muito modesto da vitamina na prevenção de diabetes tipo 2. Pelos resultados avaliados, o uso da suplementação pode ser mais relevante para aqueles que também apresentam níveis baixos de 25(OH)D. Confira os destaques da palestra aqui.

Um simpósio apresentado por três grandes especialistas em síndrome dos ovários policísticos trouxe uma abordagem baseada em evidências para diagnosticar e controlar a condição em meninas adolescentes, com o objetivo de otimizar sua saúde metabólica e reprodutiva durante a puberdade e além. Confira os detalhes aqui.

Durante o congresso, os efeitos endócrinos tardios de câncer infantil, particularmente relacionados à radioterapia, foram discutidos com foco nos mais comuns: deficiência de GH e problemas de tireoide, além dos desafios relacionados à obesidade e ao diabetes mellitus nesses pacientes. Veja mais aqui.

Antes de entrar na relação da Covid-19 com algumas condições endócrinas, uma sessão falou dos desafios do atendimento e acompanhamento de pacientes com osteoporose no contexto da pandemia. O Dr. Matthew deu algumas recomendações sobre o tema. Confira aqui.

Sistema endócrino e Covid-19

Em uma palestra, a Dra. Ilaria Muller da University of Milan abordou a tireoidite atípica induzida pelo SARS-CoV-2. Segundo ela, é necessário acompanhar os hormônios tireoidianos dos pacientes após a doença para avaliar possível acometimento. Veja mais detalhes do assunto.

A insuficiência adrenal apareceu mais uma vez durante o evento, desta vez relacionada à Covid-19. A Dra Mônica Marazuela apresentou alguns possíveis efeitos endócrinos da doença e ressaltou a importância de ficar atento aos sinais desta condição mesmo em pacientes sem história prévia de insuficiência adrenal. Saiba mais aqui.

Em um estudo apresentado por Yu Mi Kang, da Universidade de Yale, apontou uma prevalência duas vezes maior de obesidade em pacientes hospitalizados com Covid-19. Sendo assim, o palestrante falou sobre a importância de considerar a obesidade como fator de risco para gravidade, e realizar o manejo adequado desses pacientes, assim como medidas de prevenção, como priorização na imunização. Confira os detalhes aqui.

Adultos com diabetes tipo 1 já são considerados pacientes com maior risco de complicações por Covid-19, mas ainda não havia dados sobre as crianças. Para entender a relação, Manish Raisingani e Cols analisaram dados internacionais e identificaram a mesma tendência na pediatria. Saiba mais sobre a análise aqui.

Pesquisador da Universidade e Michigan, o Dr. Arul Chinnaiyan trouxe questões quanto à relação do câncer de próstata e seu tratamento com a Covid-19. Falou sobre o impacto do gênero e dos hormônios sexuais na evolução da doença, comentando também achados recentes de estudos que mostram possíveis benefícios do uso de antagonistas dos receptores androgênicos no tratamento da infecção. Veja mais aqui.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.