Página Principal > Cardiologia > ESC 2019: vacina da gripe reduz mortalidade em hipertensos
esc 2019

ESC 2019: vacina da gripe reduz mortalidade em hipertensos

Tempo de leitura: 1 minuto.

A vacina para influenza faz parte do calendário vacinal do adulto, com recomendação de uma dose anual. Grupos de maior risco beneficiam-se ainda mais da imunização, como idosos, gestantes, crianças e pacientes com pneumo ou cardiopatia. Em trabalho recente, a vacinação mostrou redução da mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca, mas para outros grupos de cardiopatia ainda havia dúvida do tamanho do seu benefício. No congresso da European Society of Cardiology (ESC) 2019, um estudo dinamarquês mostrou ótimo resultado.

O Portal PEBMED vai trazer as principais novidades do congresso 2019 da ESC 2019, que acontece entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro. Confira todos os artigos clicando aqui.

Vacina da gripe e hipertensão

Na pesquisa dinamarquesa, 608 mil pacientes (!!!) hipertensos foram acompanhados de 2007 a 2016. A cobertura vacinal ainda não foi a ideal, apenas ⅓ da população-alvo, mas os pesquisadores observaram que houve 18% de redução na mortalidade geral, 16% na mortalidade cardiovascular e 10% no risco de IAM ou AVC, todos com significância estatística.

Por isso, lembre-se de recomendar e “cobrar” que seu paciente hipertenso mantenha a vacinação da gripe em dia!

Mais do ESC 2019

Autor:

Referência:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.