Leia mais:
Leia mais:
Check-up semanal: ácido tranexâmico no parto normal, vitamina D na diabetes e mais! [podcast]
AAP divulga novas diretrizes para o manejo de febre em recém-nascidos
Caso clínico: Febre com edema periocular
Caso clínico: Febre com frequência cardíaca inalterada
Quiz: Radiografia de tórax em paciente pediátrico com tosse, febre e secreção nasal. Qual o diagnóstico?

Febre Amarela no Brasil: boletim da Sociedade Brasileira de Infectologia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Ocorreu no início desse ano um surto de febre amarela, especialmente no estado de São Paulo. De julho de 2017 até abril de 2018 foram 1.127 casos confirmados e 328 óbitos (números significativamente maiores que o do período anterior). Tivemos a campanha iniciada no fim de janeiro nesse ano para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e a polêmica sobre o fracionamento da dose, medida justificada pelo objetivo de se alcançar a imunização de uma parte maior da população em curto espaço de tempo diante de casos crescentes em SP e MG. E a vacinação em massa é uma das mais importantes medidas para evitarmos novo surto em 2019.

Além de informarmos a população sobre a importância de ser imunizado, é preciso orientar sobre a segurança da vacina (taxa baixa de complicações), sobre as formas de transmissão e que a doença tem potencial de formas graves que não têm relação necessária com idade e/ou comorbidades dos pacientes. É claro que, após o fim do verão, o número de casos diminuiu, mas é importante não corrermos riscos de novo surto, talvez pior, em 2019.

Outro aspecto abordado no boletim da SBI é o de se pesquisar eventuais tratamentos com antivirais para os já infectados, levantando-se a possibilidade de se testar o Sofosbuvir, que já é utilizado em Hepatite C crônica e que possui atividade antiviral in vitro para o vírus da Zika. Esses três vírus (Zika, Hep C e Febre Amarela) são da mesma família (Flaviviridae).

O lado ambiental também é abordado, uma vez que se trata de uma doença silvestre que tem alto risco de “urbanização” devido à destruição e invasão da paisagem silvestre. Tipicamente, o ciclo da doença silvestre envolve os mosquitos do gênero Haemagogus que têm nos macacos silvestres o seu hospedeiro “natural”, mas que no ciclo urbano envolvem o “famoso” Aedes aegypti e os seres humanos.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.