Leia mais:
Leia mais:
HPV: menos de 4 entre 10 meninos tomam duas doses da vacina no Brasil
Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil
Aberta consulta pública para inclusão de cinco medicamentos contra o câncer no rol da ANS
Categoria Abordagem à População de Rua chega ao Nursebook! [Blog do Nurse]
Dia Mundial do Câncer: como está palavra conversa com você

Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

As vacinas de HPV disponíveis atualmente são medicações da classe dos imunizantes que atuam para prevenir infecções e doenças causadas pelos vários subtipos de HPV conhecidos.

Leia também: A detecção do vírus HPV em amostras de mucosa oral em pacientes pediátricos

Existem mais de 200 subtipos de HPV conhecidos hoje. Sabe-se que o HPV está relacionado ao câncer de colo uterino, glande, ânus entre outros. A infecção por HPV é a IST em mais transmitida no mundo. A relação do HPV com neoplasia cervical, entretanto, tem menos de 50 anos de estudos. O que torna a vacina contra HPV um grande marco e necessidade para prevenção de doença que cursa silenciosa apresentando-se muitas vezes em estados avançados em países com baixa cobertura com preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau).

Indicações das vacinas contra o HPV no Brasil

Hoje no mundo temos disponíveis três vacinas para HPV (duas delas disponíveis no Brasil):

  1. A vacina quadrivalente, da empresa Merck Sharp & Dohme (nome comercial Gardasil), que confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18.
  2. A vacina bivalente, da empresa GlaxoSmithKline (nome comercial Cervarix), que confere proteção contra HPV 16 e 18 (não disponível mais nos EUA).
  3. A vacina nonavalente (só nos EUA) confere proteção contra os subtipos 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52, e 58

Campanha de vacinação

O Ministério da Saúde, em 2014, iniciou a implementação no Sistema Único de Saúde da vacinação gratuita contra o HPV em meninas de 9 a 13 anos de idade, com a vacina quadrivalente. Esta faixa etária foi escolhida por ser a que apresenta maior benefício, por causa da grande produção de anticorpos e por ter sido menos exposta ao vírus por meio de relações sexuais.

Em 2017 a vacinação foi ampliada para as meninas/adolescentes de 9 a 14 anos e introduzida para a população masculina de 11 a 14 anos e de nove a 26 anos de idade vivendo com HIV/Aids, além de indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos/medula óssea e pacientes oncológicos. Em 2021 mulheres imunossuprimidas de 26 a 45 anos também foram incluídas. A vacinação não está disponível no SUS para pessoas imunocompetentes acima de 14 anos.

Saiba mais: Novas recomendações para rastreamento para o câncer de colo de útero e vacinação contra o HPV

Já a vacina nonavalente tem sido indicada para toda a população de 9 a 45 anos de idade para prevenção de neoplasias relacionadas a ação dos diferentes subtipos de HPV (disponível apenas nos EUA).

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Regauer S, Reich O. The origin of Human Papillomavirus (HPV) - induced cervical squamous cancer. Curr Opin Virol. 2021 Dec;51:111-118. doi: 10.1016/j.coviro.2021.09.012. # Gallego LS, Dominguez A, Parmar M. Human Papilloma Virus Vaccine. 2022 Jan 6. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan–. PMID: 32965857. # INCA. Existe vacina contra o HPV? Disponível em: https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/existe-vacina-contra-o-hpv#:~:text=Existem%20duas%20vacinas%20profil%C3%A1ticas%20contra,e%20a%20vacina%20bivalente%2C%20da.
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.