Leia mais:
Leia mais:
Disbiose e obesidade em crianças
Lactobacillus rhamnosus GG – tudo que você precisa saber
Ceratocone: o que a última revisão fala sobre a clínica da doença?
ECCMID 2022: infecções do sistema nervoso central em pacientes imunocomprometidos
Top 10 de março: Toxicidade da proteína S, disbiose pós-covid-19, caxumba e muito mais!

Top 10 de março: Toxicidade da proteína S, disbiose pós-covid-19, caxumba e muito mais!

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Top 10 de março: Toxicidade da proteína S, disbiose pós-covid-19, caxumba e muito mais!

Março foi bem agitado. Caso você não tenha conseguido se atualizar com as notícias do mundo da saúde, pode deixar que aqui no top 10 nós elencamos quais foram os principais assuntos de março para que você não perca nada. Vamos lá?

10) Infecções respiratórias: probióticos no tratamento e prevenção

O uso de probióticos como forma de prevenção e tratamento das infecções respiratórias tem sido levantado na literatura, baseado nos achados de que a microbiota intestinal apresenta um papel fundamental na imunomodulação do sistema respiratório. Saiba mais sobre o tema.

9) Ceratocone: o que a última revisão publicada fala sobre histopatologia e etiologia?

Uma revisão publicada na Contact Lens and Anterior Eye em janeiro de 2022 atualizou todos os conceitos sobre ceratocone. Veja todos os detalhes da publicação aqui!

8) Síndrome de Turner: da suspeita diagnóstica ao tratamento

A síndrome de Turner é uma condição geneticamente definida que afeta exclusivamente pacientes do sexo feminino. Ela é resultado de uma alteração cromossômica, ocorrendo quando um dos cromossomos sexuais X está ausente ou parcial ou completamente ausente. Saiba mais.

7) Caxumba: como fazer o diagnóstico e tratamento?

A caxumba é uma doença infecciosa viral altamente contagiosa que pode acometer qualquer tecido glandular e nervoso do organismo, porém afeta especialmente as glândulas salivares, sendo as glândulas parótidas as mais acometidas, seguidas pelas glândulas submandibulares e sublinguais. Confira maiores informações sobre seu manejo.

6) Eixo-cérebro-intestino e o papel dos probióticos [vídeo]

Neste vídeo produzido pela PEBMED em parceria com a Cellera Farma, foi abordado o papel dos probióticos na modulação do eixo-cérebro-intestino. A fisiopatologia ainda é pouco conhecida, mas alguns estudos apontam para possibilidades interessantes no uso da bacterioterapia. Saiba mais.

5) Probióticos na covid-19: um potencial aliado

Um estudo chinês recente confirmou que a covid-19 causa um desbalanço da microbiota intestinal. Dessa forma, em maio de 2020 um grupo de pesquisadores listou os mais importantes probióticos com potencial para ajudar no combate à doença. Confira quais são.

4) Quiz: Paciente com dor lombar inferior que irradiava para o membro inferior direito.

Paciente sexo feminino, com quadro de dor lombar inferior que irradiava para o membro inferior direito. Foi solicitada tomografia computadorizada da coluna lombar cujo resultado foi normal. Qual o diagnóstico? Teste seus conhecimentos com o Quiz PEBMED.

3) Disbiose pós-covid-19: como tratar?

A  disbiose tem sido amplamente associada à gravidade da covid-19, uma vez que a diversidade microbiana é considerada como um determinante crítico da estabilidade do ecossistema microbiano. Saiba mais sobre o manejo desta condição.

2) Farmacêutica faz recolhimento de lotes de losartana potássica

No início de março, a Sanofi Medley anunciou o recolhimento de todos os lotes de losartana potássica da marca Medley, um anti-hipertensivo classificado como bloqueador dos receptores da angiotensina II (BRAs). Confira mais detalhes.

1) Toxicidade da proteína Spike de SARS-CoV-2?

Afinal, a Spike protein (proteína S) de SARS-CoV-2 é tóxica para os seres humanos e pode significar um risco para os vacinados? Esta publicação do Portal PEBMED teve o objetivo de responder essa pergunta. Confira!

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.