Outubro contou com diversas novidades na medicina. Temas como a proteína C reativa, atualizações de guidelines para sepse, coombs indireto e escabiose foram alguns dos principais assuntos do mês no Portal PEBMED.
Reunimos os artigos que foram destaques do mês no nosso Top 10 de outubro. Confira todos eles!
10) Quiz: Homem procura atendimento com queixa de hiperemia na mama. Qual o diagnóstico?
Paciente sexo masculino, 69 anos, procurou atendimento médico de sua região com queixa de surgimento há aproximadamente seis meses de hiperemia em toda a mama direita associada a presença de lesões nodulares, por vezes ulceradas e coalescentes, acompanhados de leve dor e prurido local. Qual o diagnóstico? Teste seus conhecimentos com o Quiz PEBMED!
9) Surviving Sepsis Campaign 2021: hemodinâmica e ventilação mecânica na sepse
Os guidelines do Surviving Sepsis Campaign (SSC) sobre o manejo da sepse e choque séptico foram atualizados. No dia 2 de outubro, foram publicadas novas recomendações na Intensive Care Medicine. O time de infectologistas e intensivistas do Portal PEBMED preparou a análise e resumo das principais recomendações. Confira.
8) Pesquisa revela que 97% dos estudantes de medicina apresentam síndrome do impostor
Um estudo realizado pela Doutora Jayne Rice, BS, do Hospital da Universidade da Pensilvânia realizou uma pesquisa entre estudantes de medicina de duas faculdades distintas e constatou que a maior parte deles sofre da síndrome do impostor, sendo a maioria pertencente a uma classe estudantil de baixa representatividade. Veja os detalhes do estudo.
7) Crise hipertensiva: como manejar o edema agudo de pulmão?
Uma hipertensão mal controlada pode acarretar vários problemas para uma pessoa e um deles é o edema agudo de pulmão. Neste post, falamos sobre o manejo e como o Whitebook pode te ajudar com os conteúdos relacionados ao tema. Saiba mais.
6) Escabiose: orientações para o sucesso do tratamento
Neste post, o Blog do Whitebook falou sobre a escabiose, que é uma dermatose causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei var. Hominis. A doença é transmitida, principalmente, através do contato interpessoal, mas o ácaro sobrevive de 24 a 36 horas no ambiente. Veja mais detalhes.
5) Covid-19: Entidades médicas recomendam o uso do teste rápido de antígeno
O Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19, da Associação Médica Brasileira (CEM COVID_AMB), composto por representantes de várias sociedades de especialidades médicas do país, emitiu um boletim em seu site oficial com algumas recomendações relevantes sobre o uso do teste rápido de antígeno. Confira.
4) Coombs indireto: quando solicitar, como interpretar e como proceder?
Para identificar se a gestante Rh negativa criou anticorpos contra a proteína Rh, se deve solicitar o exame de coombs indireto mensalmente para todas as gestantes Rh negativas. Deste modo, é possível identificar os fetos com risco de anemia fetal e doença hemolítica perinatal, para iniciar a propedêutica fetal adequada. Saiba mais.
3) Guidelines da Surviving Sepsis Campaign 2021: terapia antimicrobiana para sepse
Os guidelines do Surviving Sepsis Campaign (SSC) falaram sobre a terapia antimicrobiana para sepse. A administração precoce de antibióticos é uma intervenção essencial para redução de mortalidade na sepse, o uso excessivo de antimicrobianos em pacientes sem infecção aumenta a exposição a eventos adversos. Fique por dentro desta atualização.
2) Guidelines da Surviving Sepsis Campaign 2021: cuidados iniciais na sepse e choque séptico
Os guidelines do Surviving Sepsis Campaign (SSC) foca na necessidade de padronização de procedimentos relacionados ao manejo da sepse, envolvendo desde aspectos organizacionais e educacionais, com foco na melhoria do desfecho dos pacientes. Veja mais.
1) Proteína C reativa (PCR): o que você precisa saber para sua prática clínica
A proteína C reativa (PCR) é uma proteína sintetizada pelo fígado. Seus níveis aumentam em resposta à inflamação. Foi descoberta em 1930 por Tillet e Francis. O nome surgiu pelo fato de ter sido originalmente identificada no soro de pacientes com inflamação aguda que reagiam ao anticorpo “c” da cápsula do pneumococo. Confira importância da PCR para a prática clínica.