Leia mais:
Leia mais:
CDC aprova o uso da vacina Moderna contra covid-19 para crianças de 6 a 17 anos
Alterações no padrão de sono após infecção por covid-19
Qual o papel da anticoagulação na covid-19?
Papel das comorbidades na infecção grave por covid-19
Covid-19: Novo autoteste pode ser realizado em crianças a partir de três anos de idade

ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Em apresentação durante o ATS 2022, os painelistas discutiram sobre as novas diretrizes para pesquisa de agentes virais além da influenza em pneumonia adquirida na comunidade. A discussão foi baseada na seguinte pergunta:

pac

Em pacientes com pneumonia adquirida na comunidade (PAC), devemos realizar testes para outros vírus que não influenza?

A PAC é uma doença heterogênea causada por uma ampla variedade de patógenos respiratórios. Há crescente reconhecimento de que os vírus são agentes causadores frequentes de PAC. Dada a importância etiológica e contribuições para o surgimento de PAC por vírus não influenza e a expansão da disponibilidade comercial de testes esse tema ganha importância na prática diária. A pesquisa para SARS-Cov-2 e a pandemia de covid-19 não entraram no foram consideradas no escopo da revisão.

Recomendação 1:  Em pacientes ambulatoriais com suspeita de PAC, não se deve realizar testes de rotina baseados em ácido nucléico de amostras respiratórias para patógenos virais além da influenza (recomendação condicional, nível de evidência muito baixo).

Recomendação 2: Em pacientes hospitalizados com suspeita de PAC, sugerimos teste baseado em ácido nucléico de amostras respiratórias para patógenos virais que não sejam influenza apenas em pacientes que atendem a um dos as seguintes condições (recomendação condicional, qualidade muito baixa de evidência):

  • Pacientes com PAC grave (um critério maior – sepse ou necessidade de vasopressores ou necessidade de ventilação mecânica – ou três menores);
  • Pacientes imunossuprimidos;

Os testes atualmente disponíveis são RT-PCR em tempo real, hibridização de DNA competitivo de microarray multiplex,  amplificação isotérmica de ácido nucleico, RT-PCR seguido por hibridização de microarray, entre outros e a maioria deles é aprovada para coleta como swab nasal.

Em vias de tratamento antiviral, alguns pacientes possuem benefício em recebê-lo, o que justifica sua pesquisa em pacientes de alto risco.

Mensagens práticas

  • Na vigência da pandemia de covid-19, a pesquisa em casos graves é obrigatória, junto com os demais vírus, se disponíveis;
  • No Brasil, as principais técnicas disponíveis em hospitais e laboratórios são os PCRs multiplex em tempo real;
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
# Evans SE, et al. Nucleic Acid-based Testing for Noninfluenza Viral Pathogens in Adults with Suspected Community-acquired Pneumonia. An Official American Thoracic Society Clinical Practice Guideline. Am J Respir Crit Care Med. 2021 May 1;203(9):1070-1087. doi: 10.1164/rccm.202102-0498ST 
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.