CHEST 2021: Fibrose pulmonar idiopática, neurointensivismo, DPOC e muito mais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

O CHEST Annual Meeting 2021, congresso do American College of Chest Physicians, aconteceu nos dias 17, 18, 19 e 20 de outubro e trouxe diversas novidades e importantes discussões em pneumologia e terapia intensiva. 

A equipe médica do Portal PEBMED fez a cobertura do CHEST 2021 e trouxe os principais destaques do encontro. Confira o nosso resumo!

CHEST 2021

CHEST 2021

Em sessão no CHEST 2021 a fibrose pulmonar idiopática foi alvo de muitas discussões, desta vez em relação ao seu tratamento. Estudos abordados no congresso trouxeram pontos como a capacidade vital forçada (CVF), qualidade de vida do paciente e a  exacerbação da fibrose pulmonar idiopática. Veja mais. 

Em uma das apresentações do CHEST 2021, a Dra. Natalie Yip (professora assistente da Universidade de Columbia, EUA), discutiu sobre titulação da PEEP (positive end-expiratory positive pressure). Aproveitando esse contexto, nosso colunista Vinicius Zofoli trouxe os principais pontos e trabalhos sobre esse tema no Portal PEBMED. Confira. 

O stress index é usado para analisar o formato da curva de pressão x tempo, durante a VM em modo volume controlado (VCV), com curva de fluxo constante (quadrada). Nestas condições, podemos avaliar como o pulmão de comporta para acomodar essa pequena quantidade de volume corrente que entra nele durante a inspiração. Se o fluxo é constante, esperamos que a entrada gradual de volume produza um aumento linear de pressão ao longo da inspiração. O tema foi apresentado no CHEST 2021. Veja o texto completo aqui.

Um dos encontros do congresso revisou os critérios e polêmicas acerca da determinação da morte encefálica nos EUA. Diante desse tema, nosso colunista Vinicius Zofoli elencou algumas diferenças entre os critérios americanos e os brasileiros na determinação de ME. Confira os detalhes.

Em sessão do CHEST 2021, foram discutidas as três principais modalidades de tratamento cirúrgico para o DPOC: cirurgia redutora do volume pulmonar, válvulas endobrônquicas e transplante de pulmão. Os painelistas apresentaram as principais recomendações através de casos clínicos. Veja aqui.

Pacientes com pneumotórax são cada vez mais comuns dentro da UTI, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. Uma parcela destes pacientes evolui com fuga aérea persistente, acarretando piora substancial do seu prognóstico.

A fuga aérea persistente, ou fístula aérea, é definida pela presença de fuga, através de um dreno de tórax, por mais de 5-7 dias, em um paciente com pneumotórax. A fuga aérea pode ser causada por uma fístula alvéolo-pleural ou broncopleural. O tema foi abordado no CHEST 2021. Confira

Em debate no CHEST 2021, trabalhos apresentados recentemente apontam para algum benefício do uso do Sildenafil em pacientes com doenças fibrosantes. Outros tipos de tratamentos também foram discutidos no encontro. Veja todos eles

Nessa esperada sessão do congresso da CHEST 2021, foram discutidos os artigos mais importantes do ano, em diversas áreas da terapia intensiva. Fizemos um breve resumo dos principais textos em cuidados intensivos neurológicos apresentados no evento. Confira.

O Dr. Philippe Rola (Canadá) desenvolveu, em conjunto com sua equipe, um escore para determinar o grau de congestão venosa sistêmica, cuja avaliação é fundamental no cuidado de pacientes críticos. O escore VExUS se baseia na avaliação integrada com ultrassom (USG) e doppler pulsátil (PW) da VCI, veia hepática, veia porta, e veias renais, de modo a transpassar as limitações da avaliação desses vasos individualmente. Veja mais detalhes.

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.