Como a comunicação assertiva auxilia no alcance de objetivos?

Mais uma vez, iremos nos deparar com a grande importância da comunicação para alcançarmos grandes resultados e reduzirmos riscos assistenciais.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em nossas três últimas publicações abordamos temas relacionados à gestão e à importância da comunicação assertiva para o desenvolvimento de equipes de alta performance, sempre alinhados à qualidade e segurança do paciente.

Além de todos os desafios complexos para gerenciar equipes e atender às expectativas do cliente/paciente, o fundamental para a gestão de excelência de uma grande instituição ou de um pequeno consultório é ter expressamente determinado aonde se quer chegar, ou seja, é preciso que a missão, visão e valores estejam bem definidos para que seja possível alcançar o estado desejado.

A partir da definição desses três fatores fundamentais será possível elaborar o planejamento estratégico e, consequentemente, conduzir os gestores e colaboradores na tomada de decisões direcionadas, com foco no objetivo a ser alcançado.

Muito se ouve falar em “trabalho de formiguinha” na área da saúde. O que você entende por um “trabalho de formiguinha”? Algo que é realizado aos poucos, devagar e sempre? De certa forma, podemos dizer que sim. Porém, o “trabalho de formiguinha” é muito mais, é um exemplo de gestão de excelência. É um trabalho em equipe por um objetivo comum e necessário, compreendido por todos.

E aqui, mais uma vez, iremos nos deparar com a grande importância da comunicação para alcançarmos grandes resultados e reduzirmos riscos assistenciais e, consequentemente, jurídicos.

A transparência na gestão – aqui também podemos nos referir à relação médico/paciente – deve envolver todas as partes, ou seja, pacientes, familiares, colaboradores e gestores devem ter o claro conhecimento do caminho a ser percorrido, o local/resultado que se pretende chegar e como, quais ações serão necessárias, para chegar lá. Ressaltando ainda que todos devem estar comprometidos com o sucesso a ser alcançado, mesmo que algumas “falhas” se revelem no percorrer, tornando necessárias mudanças e ajustes para o aprimoramento das ações traçadas.

Estudos já apontaram que instituições maduras, com uma gestão de qualidade, possuem uma cultura organizacional pautada na comunicação efetiva e transparência.

Ora, como é possível obter sucesso, em qualquer relação, sem que haja uma comunicação assertiva e transparência?
Como o paciente, o colaborador, o líder ou qualquer parte envolvida na gestão e/ou no tratamento poderá colaborar e agir de modo adequado para chegar no resultado desejado? Obviamente a comunicação deve ser clara e objetiva, sem ruídos, de modo a minimizar qualquer risco.

Estudos apontam, inclusive, que mesmo naquelas instituições com problemas de infraestrutura e recursos, estes não são a maior causa da baixa qualidade, mas sim, a ausência de uma missão amplamente compartilhada. Como trabalhar em equipe por um objetivo comum e necessário se, sequer, há conhecimento deste objetivo? Certamente as pessoas irão agir sem motivação máxima e o resultado almejado não será alcançado.

O desempenho das instituições é o resultado do desempenho das pessoas que fazem parte dela, logo, para melhorarmos os resultados organizacionais, é necessário que o indivíduo tenha resultados de excelência, que ele tenha as suas metas e planos de ação alinhados aos objetivos a serem alcançados pela empresa e, consequentemente, todo esse processo alinhado e transparente proporcionará segurança e qualidade, além da redução de desperdícios e até mesmo da judicialização, uma vez que, todos, em conjunto, terão um objetivo comum.

Não se podendo esquecer, ainda, no que diz respeito à questão da judicialização que estudos demonstram que a comunicação clara e sincera com o paciente e seus familiares em casos intercorrências ou eventos adversos mitiga consideravelmente o ajuizamento de ações judiciais, éticas e administrativas, ou seja, a comunicação assertiva é extremamente relevante em todas as relações.

Resumidamente podemos citar alguns passos a serem seguidos para obter sucesso:

  • Realizar processos de investigação, reflexão e conscientização do estado atual e daquele onde se deseja chegar;
  • Identificar as oportunidades de melhoria e os pontos fortes;
  • Disseminar de forma transparente a real situação institucional;
  • Disseminar de forma transparente o objetivo institucional;
  • Desenvolver a capacidade de autorresponsabilidade de cada colaborador;
  • Desenvolver processos alinhados com o objetivo alcançável;
  • Determinar metas e prazos – para que haja foco;
  • Desenvolver a capacidade de feedback realistas; e
  • Desenvolver a capacidade de rever os processos e realizar mudanças sempre que necessárias.

Por fim, sempre procure desenvolver a empatia com os pacientes e equipes, além de trabalhar aspectos para o próprio desenvolvimento pessoal. Elabore e desenvolva um planejamento estratégico para a resolução de problemas específicos. Defina suas prioridades. Desenvolva as habilidades de comunicação, negociação e delegação visando a alta performance. Realize feedbacks assertivos. Certamente grandes resultados serão alcançados.

Confira as três matérias anteriores mencionadas no início do artigo:

* Capítulo escrito em co-autoria com a coach e advogada Flávia Gomes de Castro, especialista em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.

É médico e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades

Tags