CROI 2021: dolutegravir é seguro e eficaz para crianças e adolescentes com HIV?

Dolutegravir é um antirretroviral com alta eficácia para o tratamento de adultos com HIV. Um novo estudo avaliou a segurança em crianças.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Inibidores de integrasse (INI) têm se mostrado antirretrovirais com alta eficácia, alta barreira genética e fácil posologia, tendo acrescentado muito aos esquemas clássicos de terapia antirretroviral (TARV). Dolutegravir (DTG) é um INI que foi incorporado ao arsenal brasileiro, fazendo parte do esquema de primeira linha para adultos.

Resultados iniciais do uso de DTG em crianças e adolescentes avaliado pelo estudo ODYSSEY foram apresentados na Conference on Retoviruses and Opportunistic Infections (CROI) 2021.

cápsulas de dolutregravir para HIV

Dolutegravir em crianças

O ODYSSEY é um estudo de não inferioridade internacional, multicêntrico e randomizado cujo objetivo é avaliar a eficácia e segurança de DTG com tratamento padrão (dois inibidores de transcriptase reversa + inibidor de protease/ritonavir) em crianças começando TARV de primeira ou segunda linha. O desfecho primário tempo para falha clínica ou virológica na semana 96.

O grupo do braço que recebeu DTG apresentou 47 eventos de desfecho primário quando comparado com o braço que recebeu tratamento padrão (14% vs. 75%), mostrando que DTG foi superior ao tratamento padrão. Os resultados foram semelhantes tanto na análise da população per-protocol quanto na população intention-to-treat. Nas semanas 48 e 96, o ganho na contagem de CD4 e na porcentagem de CD4 foi semelhante em ambos os grupos.

O benefício com DTG foi evidente já na semana 48, mantendo-se até a semana 144. O número de mortes ou eventos relacionados a AIDS foi semelhante em ambos os grupos, assim como a proporção de eventos adversos. Entretanto, mais eventos que levaram à mudança de esquema de TARV foram relatados no grupo de tratamento padrão.

Para dislipidemia, DTG esteve associado a um melhor perfil lipídico, principalmente devido a diferenças nos valores de LDL. Os participantes no grupo do braço de DTG tiveram ganhos leves de peso e IMC, que ocorreram de forma precoce com estabilização posterior. A média de peso adicional ao fim das 96 semanas foi de aproximadamente 1 kg.

Mensagens práticas

DTG foi superior ao tratamento padrão em crianças começando tratamento antirretroviral de primeira ou segunda linha, além de ser bem tolerado e seguro.

Confira outros destaques do CROI 2021:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão