Página Principal > Oncologia > Dia nacional de combate ao câncer: veja as últimas novidades sobre o tema
médico checando o pulso de paciente acamado

Dia nacional de combate ao câncer: veja as últimas novidades sobre o tema

Neste Dia Nacional de Combate ao Câncer, a PEBMED traz para você os principais artigos publicados esse ano sobre o tema. Mantenha-se sempre atualizado com as nossas notícias e com o Whitebook!

Em novo estudo publicado no JAMA Internal Medicine, pesquisadores investigaram a associação entre o uso de varfarina e a incidência de câncer. Veja aqui os resultados.

Com a terapia antirretroviral eficaz, a mortalidade de indivíduos com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) diminuiu substancialmente. Entretanto, o câncer continua a ser uma causa importante de morbidade e mortalidade em pessoas com HIV em terapia antirretroviral efetiva. Leia mais aqui.

Estudo observacional retrospectivo do Journal of the American College of Cardiology avaliou se o diagnóstico de câncer está associado com um aumento do risco de tromboembolismo arterial em curto prazo e se este risco é maior em pacientes com doença em estágio avançado. Veja aqui os resultados.

Estudo tentou resp­­­­­­­onder uma pergunta simples, mas muito importante: qual o melhor tratamento para a fadiga associada a esta doença? Leia aqui os resultados!

Estudo recente, publicado na revista Circulation, sugere que a pericardite pode ser o primeiro sinal de um câncer ainda não diagnosticado. Entenda aqui.

Neste ano, os principais tipos de câncer tiveram apresentações relevantes e que podem ser consideradas practice changing: vão alterar a forma como estes tumores são hoje tratados. Veja todas aqui.

Uma nova esperança para pacientes com câncer surgiu com estudos voltados para os tumores de pulmão. Médicos do Instituto Francis Crick, em Londres, conseguiram identificar o retorno da doença por meio do rastreamento do sangue, um ano antes do aparecimento das células cancerígenas nos exames tradicionais. A pesquisa deve se estender a outros tipos de câncer, com potencial de sucesso. Saiba mais aqui.

Indivíduos diagnosticados com câncer ou outras condições médicas graves apresentam risco aumentado para apresentar sintomas e transtornos depressivos persistentes comparados com a população geral. Entenda aqui.

A Comissão de Fiscalização (Cofis) do CREMERJ fez um levantamento sobre a assistência oncológica do Estado e os resultados mostraram falhas graves: a maioria dos hospitais não tem a verba necessária para funcionamento adequado e o paciente pode demorar até 1 ano desde a realização da biópsia para a primeira consulta com um oncologista. Veja todos os resultados aqui.

Que exercícios físicos trazem benefícios já sabemos há muito tempo. Porém um artigo publicado no Journal of American Medical Association (JAMA) ratifica que a prática de exercícios reduz as chances de desenvolver diversos tipos de câncer. Leia tudo aqui.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.