Leia mais:
Leia mais:
Queimaduras: as cicatrizes podem marcar o corpo e a alma!
Diferenciação das lesões da cartilagem articular e da artrose
Tramadol em pacientes com artrose pode aumentar a mortalidade
Condroitina tão eficaz quanto celecoxibe no tratamento da artrose?

Diferenciação das lesões da cartilagem articular e da artrose

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Artrose e lesões da cartilagem articular são dois termos que, muitas vezes, são utilizados como sinônimos mas que não o são.

A artrose representa um processo degenerativo da cartilagem, decorrente de um desequilíbrio entre o anabolismo (formação de neocartilagem) e catabolismo (a destruição da cartilagem). É um processo muitas vezes visto com o envelhecimento e que pode estar presente de forma precoce em atletas, pessoas obesas, pessoas com desalinhamento da articulação ou com doenças inflamatórias, como a artrite reumatoide.

VEJA TAMBÉM: Artrose dos joelhos: o paciente pode ou não fazer exercícios?

Ainda que medicações como a glicosamina, a condroitina, os colágenos ou as infiltrações de ácido hialurônico tenham sido introduzidos no mercado com a finalidade de evitar a evolução ou até mesmo de regredir o desgaste articular provocado pela artrose, os estudos comparativos não foram capazes de demonstrarem este efeito, ainda que possam contribuir para a melhora da dor. Podemos dizer que até hoje o desgaste da cartilagem é considerado um processo irreversível, em que o tratamento visa controlar os sintomas.

A lesão da cartilagem articular, por outro lado, está usualmente associada a um trauma em pacientes jovens. Nestes pacientes, a cartilagem encontra-se bem preservada como um todo, porém com um buraco no meio. Podemos comparar a lesão da cartilagem articular com um pneu novo, porém furado, enquanto a artrose representaria um pneu careca.

LEIA MAIS: Viscossuplementação: saiba mais sobre esse procedimento

Diversas técnicas estão bem estabelecidas com a finalidade de reparo da lesão da cartilagem. Algumas destas técnicas, como o transplante osteocondral autólogo ou homólogo, visam transferir um fragmento de cartilagem para substituir a cartilagem lesionada. Enquanto outras, como a microfratura, as membranas ou os implantes autólogos de condrócitos visam a formação de uma nova cartilagem no local da lesão. Ainda que tenham uma tendência de reparo com fibrocartilagem, a qual apresenta características histológicas diferentes da cartilagem hialina presente em um tecido cartilaginoso íntegro, esta nova cartilagem é capaz de recuperar boa parte da função da cartilagem original.

SAIBA MAIS: Transplante de cartilagem, onde estamos?

As lesões da cartilagem, desta forma, não devem ser confundidas com a artrose. A diferenciação poderá ser feita pelo médico com base na história clínica do paciente exame físico e exames de imagem, sendo então o tratamento individualizado para cada paciente.

Autor:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar