ECCMID 2022: Gram-negativos de interesse na terapia intensiva, parte II – S. maltophilia

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Seguindo a discussão em relação a bactérias Gram-negativas de interesse, o primeiro dia do 32º European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID 2022) discutiu também algumas características de outro organismo que é um potencial agente de doença em ambiente de unidade de terapia intensiva: Stenotrophomonas maltophilia.

Confira o que foi discutido:

S. maltophilia em UTI

Stenotrophomonas maltophilia

Stenotrophomonas maltophilia são bactérias ambientais, que podem ser encontradas em coleções de água, plantas, animais e alimentos. Considerados organismos pouco virulentos, eventualmente podem ser agentes patogênicos de infecções comunitárias ou hospitalares, estando associadas à alta mortalidade.

Em relação a processos infecciosos, S. maltophilia é geralmente agente de infecções de trato respiratório e de corrente sanguínea. A capacidade de formação de biofilmes – que podem ser resistentes a alguns desinfetantes comumente utilizados – permite sua persistência no ambiente, principalmente em dispositivos médicos, como cateteres venosos e circuitos de ventilação mecânica.

No ambiente hospitalar, pode ser uma doença de difícil tratamento devido à resistência a múltiplos antibióticos. A presença de diferentes bombas de efluxo confere resistência a betalactâmicos, quinolonas, macrolídeos, aminoglicosídeos, tetraciclinas, cotrimoxazol e cloranfenicol. Ao mesmo tempo, outros mecanismos estão relacionados a fatores de virulência, como a presença de flagelos – relacionados a fatores de aderência, formação de biofilme e imunogenicidade – e vesículas e proteínas de membrana externa – que, em estudos in vitro, estimulam inflamação em linhagens de células pulmonares. As vesículas de membrana externa podem, também, carrear beta-lactamases ativas e ter sua produção estimulada pela exposição a imipenem ou ciprofloxacino.

Outra característica que contribui para o potencial patogênico das linhagens de S. maltophilia é a capacidade de formar biofilmes, que formam um ambiente favorável para a transmissão horizontal de genes, inclusive de mecanismos de resistência. Além disso, genes relacionados à formação de biofilme também estão associados à indução de produção de beta-actamases.

Evidências mostram que S. maltophilia também pode se adaptar ao hospedeiro, sendo um potencial agente de infecções crônicas, como ocorre em indivíduos com fibrose cística. Adaptações à temperatura corporal e mesmo à presença de outras bactérias, como Pseudomonas aeruginosa, favorecem a diminuição do clearance bacteriano e a perpetuação de colonização e infecção no ambiente pulmonar.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.