ESC 2019: dupla antiagregação plaquetária pode não ser benéfica na MINOCA

Diretrizes recomendam que pacientes com SCA recebam DAPT por 1 ano, incluindo os casos de MINOCA. Um estudo publicado no ESC 2019 questiona essa prática.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Por definição, MINOCA (Myocardial Infarction and Nonobstrutive Coronary Arteries) se refere a uma doença da microcirculação coronariana, mesmo sem obstrução física propriamente dita, que culmina em infarto. Em geral, são pacientes com dor precordial, troponina positiva e com curva de isquemia, mas coronariografia sem obstrução epicárdica significativa.

Até então, as diretrizes recomendam que todos os pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) recebam dupla antiagregação plaquetária (DAPT) por 1 ano após o evento inicial, incluindo os casos de MINOCA. Todavia, um estudo publicado no congresso da European Society of Cardiology (ESC) 2019 questiona essa prática.

Fique por dentro dos principais estudos e diretrizes apresentados; baixe grátis nosso e-book ESC 2019!

esc 2019

Dupla antiagregação plaquetária e MINOCA

Trata-se de uma análise post hoc do CURRENT-OASIS-7, que estudou dose de ataque com 600mg de clopidogrel na SCA. Neste estudo, o clopidogrel em ataque mostrou redução no desfecho combinado de morte, AVC ou IAM. Os pacientes com MINOCA representaram 6,7% do total, e tiveram excelente prognóstico, com desfecho primário < 1% dos casos. Contudo, de modo surpreendente, os pacientes com DAPT tiveram maior risco, com um odds ratio de 3,57! E esse risco não foi por mais sangramento.

Como se trata de uma análise secundária, há grande risco de viés. A mensagem prática é: precisamos estudar DAPT na MINOCA em separados das demais causas de SCA. Se você tiver um paciente com esse perfil e com risco alto de sangramento, pense duas vezes antes de associar dois antiagregantes com dose de ataque.

Mais do ESC 2019:

Referência:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão