Leia mais:
Leia mais:
Check-up semanal: dermatite atópica em bebês, trombofilia, LRA no período neonatal e mais!
Como fazer o aquecimento do paciente durante o perioperatório?
ACC 2022: qual o melhor método de aquecimento para hipotermia em cirurgia não cardíaca?
Prasugrel melhor que ticagrelor no infarto com angioplastia
Dicas de como manejar um infarto sem supra de ST

Hipotermia como terapia adjuvante no infarto agudo do miocárdio [ABRAMEDE 2018]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A isquemia de reperfusão, aquela decorrente do retorno à circulação em tecidos que sofreram um insulto isquêmico, sempre foi muito negligenciada. A palestra “Hipotermia no infarto agudo do miocárdio: uma realidade?” da ABRAMEDE 2018 trouxe o pesquisador Sergio Timerman, membro do grupo da FMUSP que estuda o uso da hipotermia como terapia adjuvante em pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA), para discutir sobre o tema.

Alguns estudos em animas já identificaram o quanto a hipotermia pode ser terapêutica e diminuir os danos causados pela reperfusão do tecido que foi lesado. Sendo assim, os pesquisadores veem a aplicabilidade da hipotermia como uma oportunidade de cardioproteção em algumas horas antes do processo de reperfusão que leva à isquemia.

Alguns estudos anteriores mostraram resultados divergentes, mas esses usaram uma metodologia de fazer o resfriamento após a reperfusão. O que o grupo de Sergio Timerman estuda no momento é atingir o resfriamento antes da reperfusão. Como a reperfusão precoce é algo muito importante e que não deve ser atrasada, fazer o resfriamento o mais rápido possível é fundamental e, por isso, os pesquisadores trabalham com um sistema endovascular (Sistema Protheus, ainda não disponível para venda), que em menos de 14 minutos consegue resfriar o corpo do paciente.

Esse resfriamento é realizado com o paciente acordado. Um protocolo de medicamentos é feito para evitar os tremores recorrentes da hipotermia. O paciente acordado é submetido à hipotermia transitória, em cerca de 3 a 4 horas. Os resultados mostram um benefício na diminuição da área de infarto e, consequentemente, esse benefício é maior em pacientes em infartos extensos.

uti

Efeitos adversos da hipotermia

Na palestra, Sergio destacou também algumas das preocupações do grupo. Imaginava-se que poderia haver um maior índice de arritmias malignas, como fibrilação ventricular e taquicardia ventricular, nos pacientes submetidos à hipotermia, mas isso não se confirmou e, pelo contrário, manteve-se com a mesma incidência.

Foi registrada uma maior incidência de fibrilação atrial paroxística reversível, que pode ocorrer durante o resfriamento, mas que reverte espontaneamente, não sendo de grande risco.

Conclusões

A estratégia de hipotermia é segura e bem tolerada. O resfriamento persiste como um tratamento adjuvante. Os pesquisadores agora tentam encontrar respostas para algumas perguntas:

– Qual é a temperatura ideal? Atualmente, a temperatura é mantida entre 32 e 33ºC.
– Qual é a duração ideal? Hoje é realizado entre 3 a 4 horas.
– É necessário, além do resfriamento normal do sangue, fazer a infusão salina para acelerar o processo de resfriamento?
– Quais são os efeitos adversos desse tratamento inovador?
– Como os medicamentos respondem a essa condição de hipotermia?

Os estudos continuam.

MAIS DO CONGRESSO ABRAMEDE 2018

Lombalgia:

Sepse:

Trauma:

Cetoacidose diabética:

Síndrome coronariana aguda:

Asma grave:

A PEBMED ESTÁ NO ABRAMEDE 2018

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) promove em Fortaleza (CE) a 6ª edição do maior Congresso de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico da América Latina. O evento conta com workshops, cursos e palestras com os maiores especialistas da área. A PEBMED está em Fortaleza e vamos publicar aqui no Portal com exclusividade as principais novidades do evento.

Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.