SCA: quais estratégias não invasivas utilizar quando não há serviço de hemodinâmica? [ABRAMEDE 2018]

Quais são as estratégias não invasivas nos centros médicos onde não há o serviço de hemodinâmica? Este foi o tema da palestra do ABRAMEDE 2018.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A precariedade do sistema de saúde no Brasil, principalmente na falta de equipamentos e medicamentos, prejudica a qualidade no atendimento e impacta na sobrevida do paciente. Por exemplo, apenas 6,7% dos hospital têm serviço de hemodinâmica. É preciso identificar o que deve ser feito quando não há melhores condições de atendimento.

A recomendação atual, como primeira opção em casos de síndrome coronariana aguda, é sempre a estratificação invasiva, seja com supra de ST seja sem supra de ST. Quais são as estratégias não invasivas nos centros médicos onde não há o serviço de hemodinâmica? Este foi o tema da palestra “Estratificando o risco para Mundo Real”, com moderação de Felipe Gallego Lima.

Há quatro etapas para realizar estratégias não invasivas:

1) Avaliar clinicamente o paciente e calcular o risco TIMI ou o escore de GRACE para identificar a gravidade do caso.

2) Fazer o ecocardiograma visando descartar complicações do quadro de síndrome coronariana aguda. Os parâmetros a serem vistos no ECG são fração de ejeção de ventrículo esquerdo, fração de ejeção do ventrículo direito, anatomia das válvulas, a presença de trombo e de complicações mecânicas;

3) Teste ergométrico, que deve ser a escolha principal quando não há estratificação invasiva;

4) Intervir com tratamento clínico otimizado para o paciente e separar quem dever ser encaminhado para um grande centro com serviço de hemodinâmica de quem pode receber o tratamento clínico otimizado. No segundo caso, dá-se preferência para a dupla antiagregação, com uso de AAS + ticagrelor (primeira opção) ou AAS + clopidogrel e anticoagulação com heparina de baixo peso molecular, preferencialmente a enoxaparina. Essa anticoagulação deve ser por 8 dias ou até a alta hospitalar.

MAIS DO CONGRESSO ABRAMEDE 2018

Lombalgia:

Sepse:

Trauma:

Cetoacidose diabética:

Síndrome coronariana aguda:

Asma grave:

A PEBMED ESTÁ NO ABRAMEDE 2018

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) promove em Fortaleza (CE) a 6ª edição do maior Congresso de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico da América Latina. O evento conta com workshops, cursos e palestras com os maiores especialistas da área. A PEBMED está em Fortaleza e vamos publicar aqui no Portal com exclusividade as principais novidades do evento.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades