Leia mais:
Leia mais:
ACC 2021: aspirina na prevenção secundária – qual a melhor dose?
Twilight: suspender AAS após 3 meses de DAPT com ticagrelor reduz sangramentos
ESC 2019: ticagrelor não reduz eventos em diabéticos com angina
Estudo avalia efeitos da apixabana no paciente com FA e SCA [ACC 2019]
AAS é eficaz na prevenção de tromboembolismo venoso?

SCA: quais estratégias não invasivas utilizar quando não há serviço de hemodinâmica? [ABRAMEDE 2018]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A precariedade do sistema de saúde no Brasil, principalmente na falta de equipamentos e medicamentos, prejudica a qualidade no atendimento e impacta na sobrevida do paciente. Por exemplo, apenas 6,7% dos hospital têm serviço de hemodinâmica. É preciso identificar o que deve ser feito quando não há melhores condições de atendimento.

A recomendação atual, como primeira opção em casos de síndrome coronariana aguda, é sempre a estratificação invasiva, seja com supra de ST seja sem supra de ST. Quais são as estratégias não invasivas nos centros médicos onde não há o serviço de hemodinâmica? Este foi o tema da palestra “Estratificando o risco para Mundo Real”, com moderação de Felipe Gallego Lima.

Há quatro etapas para realizar estratégias não invasivas:

1) Avaliar clinicamente o paciente e calcular o risco TIMI ou o escore de GRACE para identificar a gravidade do caso.

2) Fazer o ecocardiograma visando descartar complicações do quadro de síndrome coronariana aguda. Os parâmetros a serem vistos no ECG são fração de ejeção de ventrículo esquerdo, fração de ejeção do ventrículo direito, anatomia das válvulas, a presença de trombo e de complicações mecânicas;

3) Teste ergométrico, que deve ser a escolha principal quando não há estratificação invasiva;

4) Intervir com tratamento clínico otimizado para o paciente e separar quem dever ser encaminhado para um grande centro com serviço de hemodinâmica de quem pode receber o tratamento clínico otimizado. No segundo caso, dá-se preferência para a dupla antiagregação, com uso de AAS + ticagrelor (primeira opção) ou AAS + clopidogrel e anticoagulação com heparina de baixo peso molecular, preferencialmente a enoxaparina. Essa anticoagulação deve ser por 8 dias ou até a alta hospitalar.

MAIS DO CONGRESSO ABRAMEDE 2018

Lombalgia:

Sepse:

Trauma:

Cetoacidose diabética:

Síndrome coronariana aguda:

Asma grave:

A PEBMED ESTÁ NO ABRAMEDE 2018

Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) promove em Fortaleza (CE) a 6ª edição do maior Congresso de Medicina de Emergência Adulto e Pediátrico da América Latina. O evento conta com workshops, cursos e palestras com os maiores especialistas da área. A PEBMED está em Fortaleza e vamos publicar aqui no Portal com exclusividade as principais novidades do evento.

Autor:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.