Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Enfermagem / Retrospectiva 2019: confira os artigos de enfermagem mais acessados!
enfermeiro mexendo no soro de paciente internado na área de enfermagem

Retrospectiva 2019: confira os artigos de enfermagem mais acessados!

Acesse para ver o conteúdo
Esse conteúdo é exclusivo para usuários do Portal PEBMED.

Para continuar lendo, faça seu login ou inscreva-se gratuitamente.

Preencha os dados abaixo para completar seu cadastro.

Ao clicar em inscreva-se, você concorda em receber notícias e novidades da medicina por e-mail. Pensando no seu bem estar, a PEBMED se compromete a não usar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Inscreva-se ou

Seja bem vindo

Voltar para o portal

Este ano, com o objetivo de alcançar um pouco mais da área da saúde, criamos uma nova seção no Portal para a postagem de artigos importantes de enfermagem. Como empresa, a PEBMED também decidiu expandir o conteúdo para esse profissional, criando o Nursebook, aplicativo para tomada de decisão.

Com papel essencial na saúde, o enfermeiro precisa se atentar a diversas questões do paciente, principalmente aqueles com doenças crônicas, para abordá-lo da melhor forma!

Por isso, a Retrospectiva 2019 do Portal PEBMED vai trazer os temas mais acessados durante o ano por esse público. Confira!

1 – Enfermagem: passo a passo da punção venosa periférica

Essencial no dia a dia do enfermeiro, a punção venosa periférica consiste na introdução de um cateter venoso na luz de uma veia superficial, de preferência de grande calibre. Envolve a seleção de um dispositivo para venopunção e um local de inserção dependendo do tipo de solução a ser utilizada; da frequência e duração da infusão, da localização de veias acessíveis; da idade e do estado do cliente; e, sempre que possível, serão levadas em consideração as preferências do paciente. Para entender um pouco melhor, leia o artigo!

2 – Enfermeiro: passagem de cateter vesical de demora no paciente masculino

A passagem do cateter vesical de demora é um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda até a bexiga, através da uretra, com a finalidade de facilitar a drenagem da urina ou inserir medicação ou líquido, com tempo de permanência longo (pode variar de dias a meses), determinado pelo médico. Saiba mais em nosso texto!

3 – Piso salarial em 30h semanais para profissionais de Enfermagem é aprovado no Rio

Em abril deste ano, foi aprovado o Piso Regional Salarial no Rio de Janeiro, que inclui enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem com reajuste de 3,75% sobre o piso regional anterior. Essa foi uma vitória importante para os profissionais de Enfermagem, reivindicação antiga da categoria. Leia a notícia completa!

4 – Pneumonia: saiba como é a abordagem do enfermeiro

A pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar causada por diversos microrganismos, incluindo bactérias, micobactérias, fungos e vírus. Neste texto, abordamos todas as ações do enfermeiro no manejo clínico da doença, confira!

5 – Assistência de enfermagem ao paciente diabético: como fazer

A diabetes é uma patologia que modifica os hábitos de vida de um indivíduo, contribuindo para o crescimento de riscos de diversas complicações, tanto agudas quanto crônicas. As complicações do diabetes influenciam diretamente na qualidade de vida do paciente, uma vez que as suas consequências podem ser graves, por isso é importante estar atento! Confira como agir neste artigo TOP 5 do ano!

6 – Profissionais da Enfermagem já podem se aposentar mais cedo

Em março, publicamos uma matéria sobre a aposentadoria especial para o enfermeiro! Essa conquista da classe está prevista em lei e abrange todos profissionais que trabalham com exposição a agentes nocivos de natureza biológica. Essa espécie de aposentadoria privilegia os enfermeiros, atendentes, auxiliares e técnicos de enfermagem. Confira a matéria!

7 – Enfermeiros estão entre profissionais com mais problemas de saúde mental

A síndrome de burnout, que vem sendo cada vez mais falada, atinge em cheio os profissionais de saúde. Assim como os médicos, cuja estimativa é de que 32% sofram de esgotamento, os enfermeiros também estão altamente expostos à doença. Saiba mais em nosso texto!

8 – As atribuições do enfermeiro nas unidades básicas de saúde

Trabalhar na APS requer muitas habilidades dos profissionais de enfermagem. Existe hoje uma falta de especificidade nas atribuições do enfermeiro, que pode ter a sua origem na atuação dos próprios profissionais, que ainda não se apropriaram da finalidade de seu trabalho no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde (UBS), agregando funções e afazeres que não lhes são próprios. Para saber mais, leia o artigo!

9 – Tuberculose: abordagem do enfermeiro no cuidado ao paciente

A tuberculose (TB), é uma doença infecciosa que afeta principalmente o parênquima pulmonar, e geralmente é causada pela Mycobacterium tuberculosis. O enfermeiro deve coletar o histórico pessoal e familiar do indivíduo, tendo como foco os sinais e sintomas da doença e os hábitos do paciente. Veja quais os outros cuidados e atribuições do enfermeiro neste artigo!

10 – Cuidados de enfermagem ao paciente hipertenso

Mais importante do que o diagnóstico do indivíduo com hipertensão é a avaliação dos seus riscos para a sua saúde. O cuidado ao paciente hipertenso também é realizado em hospitais, com o profissional de enfermagem tendo o contato quase direto com este paciente, tanto nos momentos de internação, como nos casos da realização dos procedimentos eletivos, como cirurgias e/ou exames diagnósticos. Confira os principais cuidados no último texto do nosso TOP 10 de enfermagem!

Baixe o Nursebook e tenha acesso a esses conteúdos e muitos outros, na palma de sua mão! Já disponível em Android!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.