Retrospectiva 2020: quais foram os quizzes mais acessados? - PEBMED

Retrospectiva 2020: quais foram os quizzes mais acessados?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Durante 2020, tivemos diversas oportunidades de testar nossos conhecimentos médicos com os quizzes do Portal. Que acha de vermos quais foram os dez mais acessados durante o ano? Essa é a nossa retrospectiva de quiz!

    1. Quiz: qual a principal alteração encontrada nas radiografias?
      Pré-escolar com quadro de dor abdominal difusa e febre há cerca de dois dias. Mãe nega outros sintomas como diarreia ou vômitos. Ao exame físico: criança hipoativa, desidratada e taquipneica. Vamos refazer?
    2. Quiz: paciente com sintomas de SRAG por Covid-19; qual a melhor conduta?
      Mulher de 48 anos apresentou-se à UPA com quadro de febre referida, tosse seca, cefaleia, odinofagia e congestão nasal com cinco dias de evolução. Relata piora dos sintomas, com dispneia leve e prostração nos três dias que antecederam a procura por atendimento médico. Refere contato domiciliar com marido, caso confirmado de Covid-19. Qual foi a melhor conduta para o caso?
    3. Quiz: criança com perda visual e cefaleia; qual o provável diagnóstico?
      Paciente sexo masculino, 6 anos, com queixa de perda visual e cefaleia, pior evolutivamente, com surgimento há cerca de quatro meses. Exames laboratoriais sem alterações expressivas. Veja a tomografia e revisite o quiz!
    4. Quiz: idosa com hipertensão arterial, dor torácica, náuseas e vômitos
      Idosa, sexo feminino, com hipertensão arterial de difícil controle, segundo acompanhante, com dor torácica retroesternal, lancinante, com irradiação para o dorso de início súbito associado a náuseas e vômitos. Saiba mais sobre o caso e responda o nosso sétimo colocado!
    5. Quiz: Paciente com dor epigástrica de longa data; qual é o diagnóstico?
      Paciente 40 anos, sexo feminino, dá entrada na emergência com “dor no estômago” e náuseas com evolução há cinco meses. Qual foi a suspeita diagnóstica do nosso número 6?
    6. Quiz: qual a melhor hipótese diagnóstica?
      Paciente com queixa de cefaleia, dor ocular e diplopia. Ao exame: presença de frêmito/sopro, proptose, hiperemia conjuntival, oftalmoparesia por comprometimento de III e VI pares cranianos no olho direito. Qual era a melhor hipótese diagnóstica?
    7. Quiz: qual o provável diagnóstico diante dos achados?
      Paciente sexo feminino, 45 anos, com queixa de surgimento de lesões cutâneas, febre e tosse seca há cerca de dois meses. Apresentava lesões cutâneas e discreto aumento nas parótidas bilateralmente. Vamos rever as imagens desse quiz?
    8. Quiz: considerando laboratório e imagem, qual o diagnóstico menos provável?
      Paciente do sexo masculino, 56 anos, procurou uma UPA com queixas de tosse seca e febre de 38-38,5ºC há dois dias refratária aos antitérmicos em uso. Relata ter apresentado quadro prévio recente de resfriado leve com odinofagia e coriza há cinco dias. Diz se sentir cansaço aos médios esforços, mas nega dispneia, esforço respiratório e sibilos. Nega viagens recentes e contato com sintomáticos respiratórios. Considerando dados laboratoriais apresentados e imagem de radiografia, vamos rever esse caso?
    9. Quiz: paciente internada evolui com bradicardia e hipotensão; qual o diagnóstico?
      Paciente, 74 anos, demência senil, internada com sepse urinária, evoluiu com bradicardia e hipotensão. Quer rever essa radiografia pra lembrar o diagnóstico da nossa medalha de prata?
    10. Quiz: paciente pediátrico com massa abdominal; qual é o diagnóstico?
      Paciente do sexo feminino, 13 anos de idade, procurou atendimento devido a aumento do volume abdominal há cerca de 6 meses, com suspeita de gravidez pelos familiares. Vamos rever o nosso quiz campeão? Qual seria o diagnóstico?

Gostaram? Esperamos ter um 2021 cheio de quizzes e novidades para todos!

Veja mais retrospectivas deste ano:

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar