Leia mais:
Leia mais:
AAP 2021: transtorno por uso da cannabis em adolescentes com síndrome dos vômitos cíclicos
Check-up Semanal: escore de gravidade para Covid-19, cannabis no climatério e mais! [podcast]
Uso de cannabis para controle de sintomas climatéricos
Cannabis medicinal: precisamos desconstruir mitos
Consumo de maconha na gestação e o risco de autismo em crianças

AAP 2021: transtorno por uso da cannabis em adolescentes com síndrome dos vômitos cíclicos

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A síndrome do vômito cíclico (SVS) é um distúrbio gastrointestinal funcional crônico caracterizado por episódios de vômitos recorrentes intercalado com períodos assintomáticos, que frequentemente gera diversas idas ao pronto-socorro e em algumas situações até com hospitalizações. Nos Estados Unidos, alguns pacientes com SVC utilizam a cannabis devido aos seus efeitos antieméticos e ansiolíticos, na tentativa de controle da doença, inclusive adolescentes.

No entanto, o uso prolongado da cannabis está associado a um quadro denominado síndrome da hiperêmese canabinoide, caracterizada por uma apresentação clínica que se assemelha à SVC.

imagem de pé de cannabis, cujo uso tem sintomas parecidos com vômitos cíclicos

Uso de cannabis ou vômitos cíclicos?

Em um dos trabalhos apresentados no AAP Experience 2021, congresso da American Academy of Pediatrics, os pesquisadores avaliaram pacientes adolescentes hospitalizados por SVC e seus aspectos epidemiológicos, além dos resultados preditores de transtorno por uso da cannabis (TUC), visto que existe uma relação entre o uso de cannabis e a SVC, mas a epidemiologia dessa apresentação concomitante entre adolescentes com é mal definida.

Foram avaliados adolescentes com idade entre 14 e 21 anos, entre 2007 e 2017. Os resultados relevantes obtidos foram:

  • Entre 2007 a 2017, houve 40.406 hospitalizações devido à SVC, entre as quais um total de 6.258 (15,5%) tiveram TUC concomitante;
  • O TUC entre as hospitalizações por SVC aumentou significativamente de 7,0% em 2007 para 12,1% em 2017 (P <0,001);
  • As características epidemiológicas dos pacientes com SVC e TUC, foram:
  1. Idade: 77,8% 18-21 anos de idade;
  2. Sexo: 51,5% masculino;
  3. Etnia: 59,0% branco.
  • O tempo médio de permanência de hospitalizações por SVC associado a TUC foi de 3,3 dias;
  • Em relação aos desfechos: 0,08% morreram antes da alta, 95,9 tiveram alta para casa e 4,0% foram transferidos ou dispensados ​​para outras unidades de atendimento hospitalares;
  • Nos pacientes com idade 14-17 anos os transtornos psiquiátricos (OR 3,69; IC 95% 1,59-8,53; P <0,002) e depressão (OR 4,04; IC 95% 2,11-7,74; P <0,001) foram associados a maiores chances de transferência para outra unidade de atendimento hospitalar.

Leia mais em: Síndrome de hiperêmese por canabinoides: como diferenciar do vômito cíclico?

Conclusões

Apesar de o uso da cannabis não fazer parte da rotina da medicina brasileira, o estudo em questão nos deixa um alerta para o aumento expressivo e significado do TUC em adolescentes, especialmente naqueles que têm diagnóstico de SVC.

A SVC por si só já é um entidade clínica complexa, de diagnóstico minucioso e com respostas terapêuticas variadas nos pacientes, sendo a TUC um agravante nesse contexto. Sendo assim, avaliar a relação entre TUC e SVC torna-se necessária e fundamental para compreensão dos mecanismos fisiopatológicos e para o desenvolvimento de terapêuticas eficazes.

Estamos acompanhando o congresso da AAP 2021. Fique ligado no Portal PEBMED!

Mais do AAP Experience 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Prevalence, Trends, and Outcomes of Cannabis Use Disorder in Adolescent Hospitalizations with Cyclic Vomiting Syndrome in the United States, 2007-2017 – Taiba Ayub Khan,MD et al – AAP Experience 2021 Virtual – National Conference e exhibition.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar