ATLS 10: como fazer a avaliação primária do grande queimado

A queimadura é um tipo especial de trauma devido a peculiaridades no tratamento e possíveis complicações. Há três pontos centrais a serem avaliados.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A queimadura é um tipo especial de trauma devido a peculiaridades no tratamento e possíveis complicações. Há três pontos centrais a serem avaliados:

grande queimado

queimadura

Queimadura

O processo começa com a remoção das roupas e limpeza das feridas. O ATLS destaca para você não “arrancar” roupas muito grudadas, e deixar isso para segundo momento no curativo cirúrgico. A retirada inicial é simplesmente para reduzir a queimadura secundária pelas roupas ainda quentes. Se houver asfalto, óleo mineral pode ser útil na remoção! O SF 0,9% é a melhor solução para irrigação e limpeza inicial.

Nas lesões químicas, é necessário lavagem exaustiva da lesão e que os cuidadores se protejam para não se queimarem também! Como os álcalis penetram mais profundamente, sua irrigação deve demorar mais (até 8 horas em lesões oculares!). Já as lesões elétricas podem levar à dano muscular profundo, com rabdomiólise e síndrome compartimental, com pouca lesão cutânea aparente. Além disso, há o risco de arritmias!

Via Aérea

Os seguintes sinais indicam possível lesão por inalação:

  1. Queimadura vibrissas nasais
  2. Queimadura sobrancelhas
  3. Escarro carbonáceo

A via aérea no grande queimado pode sofrer edema importante e se você aguardar os sinais clínicos de estridor e desconforto respiratório, pode ser muito tarde para passar um TOT. Por isso, intubação precoce é a regra. Tenha sempre à mão como plano B o kit de crico, porque a dificuldade mais provável é edema com não passagem do TOT.

São indicações adicionais de IOT precoce:

  1. Queimadura > 40-50% superfície corporal (SCQ)
  2. Queimadura facial extensa e/ou profunda
  3. Queimadura mucosa oral
  4. Disfagia
  5. Sonolência

Além das lesões por inalação e o edema, pode haver ainda intoxicação por monóxido de carbono. A oximetria não deve ser utilizada nestes pacientes, pois está falsamente normal: colete uma gasometria! O tratamento é inalação de oxigênio a 100% até o CO ser diluído/exalado, o que leva, em média, 4 a 6 horas.

Circulação

O grande queimado apresenta uma resposta inflamatória sistêmica e perda hídrica pela pele queimada. A vasodilatação e a hipovolemia levam então à hipotensão e má perfusão. A hidratação precoce e vigorosa sempre foi um dos pilares do tratamento, mas episódios de hiper-hidratação trouxeram mudanças na versão 2018 do ATLS.

Tradicionalmente, a fórmula de Parkland é a mais utilizada para cálculo da necessidade hídrica e a solução recomendada em adultos é o Ringer Lactato. Mas em 2018, o ATLS recomenda:

2 ml x peso (kg) x %SCQ

Metade desse volume é feito em 8 horas e a outra metade nas 16 horas seguinte. Depois disso, a recomendação é analisar a diurese e usar uma infusão de volume que mantenha débito urinário > 0,5 ml/kg/h.

A lesão elétrica é exceção! Como pode haver rabdomiólise, a recomendação é 4 ml x peso (kg) x %SCQ e alvo de diurese clara e > 1-1,5 ml/kg/h.

Nas lesões de extremidade, fique atento à síndrome compartimental. São pistas:

  • Pulso reduzido no Doppler
  • Enchimento capilar lento
  • Parestesias
  • Dor refratária e/ou desproporcional
  • Dor muscular que piora ao estendê-lo

Outra dica é ter pelo menos dois acessos periféricos de 18G ou maiores. É importante conferir se os acessos estão fluindo bem, pois podemos perdê-los à medida que o edema das lesões aumenta.

Referências:

  • ATLS 10 edition.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão

Especialidades