CROI 2021: tratamento de HIV em gestantes – IMPAACT 2010

O estudo IMPAACT 2010 também apresentou seus resultados CROI 2021 do tratamento de HIV em gestantes. Veja a análise.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar esse conteúdo crie um perfil gratuito no AgendarConsulta.

O estudo IMPAACT 2010 também apresentou seus resultados na Conference on Retoviruses and Opportunistic Infections (CROI) 2021, acompanhando uma coorte de gestantes com HIV randomizadas para iniciar tratamento com DTG + FTC/TAF, DTG + FTC/TDF ou EFV/FTC/TDF.

Os primeiros resultados já haviam sido divulgados e mostraram taxas significativamente menores de desfechos obstétricos desfavoráveis no grupo que recebeu DTG + FTC/TAF, quando comparado com os dois outros braços do estudo.

As novas análises avaliaram ganho de peso no período antes do parto e sua relação com desfechos obstétricos desfavoráveis. Para essa análise, a amostra da coorte foi de 643 gestantes.

O estudo IMPAACT 2010 também apresentou seus resultados CROI 2021 do tratamento de HIV em gestantes.

Os resultados do tratamento de HIV em gestantes

Nenhum dos grupos alcançou a proporção de ganho de peso recomendada para os segundo e terceiro trimestre, mas o braço DTG + FTC/TAF foi o que mais se aproximou, com diferença estatística em relação aos outros braços. Entre as mulheres classificadas como com baixo ganho de peso, uma maior proporção estava no grupo de EFV/FTC/TDF, enquanto entre as classificadas como com alto ganho de peso, a maioria estava no grupo de DTG + FTC/TAF.

Baixo ganho de peso esteve associado a maior risco de desfechos desfavoráveis, com diferença estatística para os desfechos combinados (natimorto, parto prematuro e recém-nascido pequeno para idade gestacional) e recém-nascido pequeno para idade gestacional. Alto ganho de peso não esteve associado de forma estatisticamente significativa a nenhum desfecho desfavorável, mas houve uma tendência a um fator protetor.

Outra análise avaliou a eficácia e segurança de cada um dos braços do momento da inclusão no estudo, até cinquenta meses após o parto.

Não houve diferença significativa entre os braços, em relação a ocorrência de eventos adversos graves maternos e infantis. Entretanto, a análise de mortes dos recém-nascidos encontrou maior mortalidade no grupo de gestantes que receberam EFV/FTC/TDF, com diferença estatística em comparação aos outros grupos. Anomalias congênitas maiores foram reportadas em 4 participantes: 2 no braço DTG + FTC/TAF e no 2 no braço EFV/FTC/TDF.

Não houve diferença significativa na taxa de infecção infantil pelo HIV, nas cinquenta semanas pós-parto. Embora não tenham sido encontradas diferenças entre os braços para o desfecho de supressão virológica materna na semana cinquenta após o parto, uma comparação post hoc mostrou maior proporção de falha virológica materna, com diferença significativa. O grupo contendo EFV também foi o que conteve maior proporção de mulheres retiradas do estudo, devido ao desenvolvimento de resistência e necessidade de mudança de terapia.

Em relação a peso, o grupo de EFV esteve associado a maior taxa de perda de peso, com diferença estatisticamente significativa, enquanto DTG + FTC/TAF esteve associado com a maior proporção de obesidade na semana 50 pós-parto.

Mensagens práticas

– DTG e TAF foram seguros e eficazes para o tratamento de HIV em gestantes e puérperas, estando associados a menor baixo ganho de peso.

– Baixo ganho de peso esteve associado a piores desfechos obstétricos e EFV, a maior taxa de mortalidade infantil.

– Esses resultados são semelhantes aos encontrados previamente em outros estudos, que sugerem maior ganho de peso com DTG e menor ganho ou perda de peso com uso de EFV.

Confira outros destaques do CROI 2021:

 

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastre-se grátis Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe e-books, e outros materiais para aprimorar sua prática médica e gestão Baixe e-books, e outros materiais
para aprimorar sua prática
médica e gestão