Leia mais:
Leia mais:
O início do tratamento anti-hipertensivo pode ter impacto na qualidade de vida?
Quiz: Mulher com lesões amareladas nas pálpebras. Qual o diagnóstico?
Renina e o diagnóstico de hiperaldosteronismo primário
ESC 2021: qual é a meta pressórica ideal em pacientes hipertensos idosos?
ESC 2021: produto “substituto do sal” pode reduzir o risco cardiovascular

Denervação renal volta como opção no tratamento da hipertensão [ACC 2020]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A denervação renal é um procedimento hemodinâmico que reduz a descarga simpática renal e, com isso, reduz a ativação do sistema renina e a retenção hidrossalina, melhorando a pressão arterial. Contudo, estudos da década passada foram muito controversos, mostrando um efeito pequeno na redução da PA quando comparado com medicações de uso diário.

Em 2017, uma meta-análise publicada na Cochrane concluiu que não havia evidências de redução da PA quando medida pela MAPA, bem como não havia redução nos desfechos cardiovasculares.

médico aferindo pressão de mulher com hipertensão arterial

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Tratamento da hipertensão

Agora em 2020, os resultados com uma nova técnica foram publicados durante o congresso virtual do American College of Cardiology (ACC 2020). O estudo SPYRAL-HTN OFF MED comparou a denervação renal com cateter Simplicity (Medtronic) versus placebo em um grupo de 331 pacientes sem medicações regulares.

A população tinha idade média de 53 anos, maioria de homens e apenas 5% de diabéticos. Os resultados mostraram que o procedimento foi seguro e a redução da PA sistólica na MAPA ficou em -3,9 mmHg, uma diferença significativa em relação ao placebo.

Qual a mensagem prática? Houve redução da PA, sem dúvida, mas de pequena monta e equivalente ao efeito de um anti-hipertensivo em dose usual. Resta agora ver como o procedimento se sairá em hipertensos sob tratamento regular, o que se espera em 2021, com os resultados do SPYRAL-HTN ON MED.

Veja mais do ACC 2020:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Böhm M, et al. Efficacy of catheter-based renal denervation in the absence of antihypertensive medications (SPYRAL HTN-OFF MED Pivotal): a multicentre, randomised, sham-controlled trial. The Lancet. March 28, 2020 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30554-7
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar