Monoterapia com ticagrelor pode ser benéfica após angioplastia em pacientes com SCA? [ACC 2020] - PEBMED

Monoterapia com ticagrelor pode ser benéfica após angioplastia em pacientes com SCA? [ACC 2020]

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Os resultados do estudo TICO foram apresentados hoje, 30, na sessão Late Breaking Clinical Trial do congresso virtual do American College of Cardiology (ACC 2020).

Pacientes com síndrome coronariana aguda (SCA) que suspenderam aspirina (AAS) três meses após angioplastia coronariana (PTCA) e continuaram somente com ticagrelor por nove meses tiveram menos episódios de hemorragia, sem aumento de eventos cardiovasculares adversos comparados aos pacientes que continuaram com dupla terapia antiplaquetária (DAPT) com AAS e ticagrelor por um ano.

cadastro portal

eletrocardiograma em frente a monitor, de paciente com SCA e uso do ticagrelor conforme ACC 2020

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Ticagrelor após angioplastia

Foi o primeiro estudo randomizado a fazer tal comparação, incluindo 3.056 pacientes em 38 centros na Coreia do Sul, entre agosto de 2015 e outubro de 2018. A idade média dos participantes foi de 61 anos, 79% eram homens e 27% tinham diabetes.

O desfecho primário era a taxa líquida de eventos clínicos adversos em um ano, definida como a ocorrência de hemorragia maior (TIMI) e morte por todas as causas, infarto do miocárdio, trombose intrastent, acidente vasculas cerebral (AVC) ou revascularização.

Os resultados mostraram que o desfecho primário foi de 3,9% com a monoterapia com ticagrelor e 5,9% no grupo DAPT. O risco de sangramento maior foi mais reduzido no grupo da monoterapia com ticagrelor (1,7% vs 3%).
O único subgrupo que se beneficiou mais da terapia DAPT foi o de pacientes com doença de múltiplos vasos.

Veja mais do ACC 2020:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Ticagrelor With or Without Aspirin in Acute Coronary Syndrome After PCI – TICO. Presented by Dr. Byeong-Keuk Kim at the American College of Cardiology Virtual Annual Scientific Session Together With World Congress of Cardiology (ACC 2020/WCC), March 30, 2020.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar