Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Cardiologia / Novos dispositivos de MitraClip mostram boa eficácia [ACC 2020]
eletrocardiograma de paciente com insuficiência mitral, precisando de mitraclip

Novos dispositivos de MitraClip mostram boa eficácia [ACC 2020]

Esse conteúdo é exclusivo para
usuários do Portal PEBMED.

Tenha acesso ilimitado a todos os artigos, quizzes e casos clínicos do Portal PEBMED.

Faça seu login ou inscreva-se gratuitamente!

O estudo EXPAND, apresentado no congresso virtual do American College of Cardiology (ACC 2020), avaliou a eficácia e a segurança dos novos dispositivos MitraClip NTR e XTR Safe para tratamento de insuficiência mitral (IM) primária.

Novos dispositivos de MitraClip

O trial incluiu pacientes com IM sintomática (maior ou igual 3+) que eram elegíveis para receberem o sistema MitraClip baseado nas suas indicações já aprovadas. Foram incluídos, então, 422 pacientes com IM primária ou de etiologia mista. Os resultados mostraram que a taxa de sucesso de implante foi de 99,5!! A fluoroscopia média e o tempo de procedimento foram de 18 e 82 minutos, respectivamente. O sistema MitraClip XTR foi usado mais frequentemente para tratar IM primária (46,2%), comparado com o sistema NTR (34,8%).

No dia 30 de acompanhamento pós-procedimento, a taxa de mortalidade foi de 2,4%. Nenhum paciente infartou nesse período, 1,2% teve AVC e 0,9% teve que passar por cirurgia cardíaca não eletiva para tratamento de complicações relacionadas ao procedimento. A redução da IM para nenhuma/mínima foi alcançada em 27,7% dos casos de IM primária, menor ou igual a 1+ em 86,9% e menor ou igual a 2+ em 97,3% dos casos.

Conclusão

Esse foi, de acordo com os autores, o primeiro relato contemporâneo do desfecho em 30 dias de pacientes tratados com dispositivos MitraClip NTR e XTR, o qual demonstrou que os novos dispositivos parecem ser eficazes e seguros para o tratamento da insuficiência mitral primária.

Veja mais do ACC 2020:

Autora:

Referências bibliográficas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.