Página Principal > Endocrinologia > Dia Mundial da Obesidade: 2,3 bilhões de pessoas serão obesas até 2025
cirurgia bariátrica

Dia Mundial da Obesidade: 2,3 bilhões de pessoas serão obesas até 2025

Tempo de leitura: 2 minutos.

Nesta quinta (11) é comemorado o Dia Mundial da Obesidade, data criada em 1997 com o intuito de conscientizar dos riscos da doença e estimular hábitos saudáveis na população. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada oito pessoas no mundo são obesas ou estão com sobrepeso. A entidade estima que até 2025, mais de 2,3 bilhões de pessoas sofrerão com excesso de peso.

O indivíduo considerado obeso é aquele cujo índice de massa corporal (IMC) é maior do ou superior a 30. Os indivíduos com IMC de 25 a 29,9 são considerados com sobrepeso. As consequências da obesidade no organismo são diversas, além da hipertensão, o indivíduo obeso pode desenvolver inúmeras outras complicações como diabetes, apneia do sono, problemas no fígado, nas articulações e até câncer.

O médico é um dos principais aliados na luta contra a obesidade. Porém, mais importante do que prescrever dieta e exercício, é necessário estimular o paciente a seguir o tratamento à risca. Diversos estudos mostraram que um feedback frequente, por exemplo consultas quinzenais nos primeiros seis meses, é diretamente proporcional à perda de peso do paciente.

Nós da PEBMED publicamos diversos artigos relacionados à doença que podem esclarecer algumas dúvidas:

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

Um em cada 8 adultos no mundo é obeso, diz OMS no Dia Mundial da Obesidade