ESC 2021: vale a pena fazer FFR em toda coronariografia?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A coronariografia está indicada em pacientes com angina refratária ao tratamento clínico, grande área isquêmica em testes funcionais, na síndrome coronariana aguda de alto risco e nos sobreviventes de uma morte súbita por FV/TV. A presença de lesões subtotais ou oclusões totais agudas leva o hemodinamicista a intervir com angioplastia e colocação de stent, ao passo que lesões com estenose < 50-70% são tratadas clinicamente. Contudo, nas lesões entre 70-90%, há grande dúvida da melhor abordagem.

O FFR (fractional flow reserve) foi lançado como um método capaz de mostrar se a estenose é hemodinamicamente relevante, a fim de indicar quais devem ser angioplastadas. Estudos como DEFER e FAME mostraram que lesões com FFR “normal” não precisam ser angioplastadas, pois isso não muda o prognóstico, mas vale a pena intervir se FFR estiver alterado, mesmo em estenoses pequenas.

médicos realizando coronariografia

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

FFR e coronariografia

O estudo Ripcord 2 apresentava um objetivo ousado: comparar a FFR em todas as artérias de todos os pacientes submetidos à coronariografia versus o uso tradicional. Foram incluídos 1.100 pacientes, com idade média de 64 anos e 75% de homens. O desfecho foi a avaliação da qualidade de vida, angina recorrente e custos. Os resultados mostraram que não houve diferença: o FFR não foi nem pior, nem melhor.

Para a prática, este resultado não muda a visão atual: estenoses subtotais, em especial se aguda, devem ser tratadas sem precisar de FFR. Em estenoses < 50%, basta o tratamento clínico. Já as lesões moderadas, de 50-90%, devem ser avaliadas quanto à presença de sintomas, se são agudos ou crônicos e achados de exames de imagem, como ECG, ecocardiograma e testes funcionais, sendo o FFR indicado quando há dúvida se devemos ou não angioplastar a lesão.

Estamos realizando a cobertura do congresso. Fique ligado no Portal PEBMED!

Veja mais do ESC 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Curzen N. RIPCORD 2: Does routine pressure wire assessment influence management strategy of coronary angiography for diagnosis of chest pain. Presented at: ESC 2021. August 29, 2021.
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar