ESC 2021: monitorização da pressão de artéria pulmonar no tratamento da insuficiência cardíaca

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Um device de monitorização da pressão da artéria pulmonar em tempo real que poderia alertar ao médico quando ocorresse piora do quadro e levasse a uma intervenção terapêutica precoce evitando desfechos ruins. A ideia realmente é animadora, tão animadora que levou uma empresa tradicional no ramo a desenvolver o CardioMEMS HF System®.

O sistema promove monitorização da pressão de artéria pulmonar através de um pequeno sensor, que é implantado permanentemente na parte distal da artéria pulmonar através de cateterização direita. O sensor mede alterações na pressão arterial pulmonar e informa ao paciente e ao médico através de um sistema sem fio. As alterações levariam a intervenções precoces como alterações de prescrição para evitar uma possível descompensação.

O estudo GUIDE-HF, apresentado no congresso da European Society of Cardiology (ESC 2021)  e publicado simultaneamente no The Lancet, se propôs testar a eficácia e segurando do dispositivo no manejo de pacientes com insuficiência cardíaca.

médico avaliando sistema de monitorização da insuficiência cardíaca

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Monitorização da insuficiência cardíaca

Tratou-se de um estudo clínico randomizado 1:1 comparando um grupo com 497 pacientes utilizando o CardioMEMS HF System® e 503 com a terapia convencional. A duração do seguimento foi de 12 meses.
Os pacientes tinha idade média de 71 anos, 38% eram mulheres.

Os critérios de inclusão eram pacientes com IC classe II a IV da NYHA, e níveis de NT-proBNP ou BNP elevados ou internação por IC prévia. Eram excluídos do estudo pacientes com transplante cardíaco ou dispositivo de assistência ventricular nos últimos 12 meses, pacientes com IC classe D (ver classificação universal de IC, tem um texto meu no portal) e pacientes que necessitaram de inotrópicos nos últimos seis meses. Cabe ainda salientar que 65% dos pacientes estavam em classe funcional III de NYHA, 59% tinham FA ou flutter atrial, a média da fração de ejeção era de 39% e a média do índice cardíaco basal era de 2,1 L/min/m².

Desfechos:

  • Primário: conjunto de: mortalidade por todas as causas, internação por IC ou avaliação urgente por IC;
  • Secundário: hospitalização por IC, mudanças na pressão arterial basal, morte por todas as causas separadamente.

Resultados

Em relação ao desfecho primário foram 0,56 eventos/pessoa-ano no grupo do dispositivo e 0,64 eventos/ pessoa-ano (risco relativo (RR) 0.88, 95% de intervalo de confiança [IC] 0.74-1.05, p = 0.16).

Já em relação ao desfecho secundário também não houveram diferenças estatisticamente significativas.

A maior parte do seguimento e da ocorrência de eventos (72 e 74% respectivamente) ocorreram antes do início da pandemia por Covid-19. Nesse período os números estavam extremamente favoráveis ao grupo do CardioMEMS HF System® (RR 0.81, 95% IC 0.66-1.00, p = 0.05), inclusive em relação a internação por IC (RR 0.72, 95% IC 0.57-0.92, p = 0.007).

Conclusão

O estudo foi um banho de água fria em relação a uma ideia que parecia ser bem promissora, não mostrando redução de desfechos com o dispositivo CardioMEMS HF System® comparado com o cuidado usual. Entretanto há possibilidade da pandemia ter interferido nos resultados.

Estamos realizando a cobertura do congresso. Fique ligado no Portal PEBMED!

Veja mais do ESC 2021:

Autor:

Referências bibliográficas:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar