ESC 2021: ressincronização cardíaca seguida de ablação do nó AV em pacientes com FA sintomática é uma boa opção?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Sabemos que pacientes com fibrilação atrial (FA) permanente muito sintomáticos tem indicação de ablação do nó AV associada a implante de marca-passo como alternativa para controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida. No entanto, essa estratégia falhou em demonstrar aumento da sobrevida desses pacientes. Um dos motivos seria a estimulação ventricular direita exclusiva, que levaria a uma dissincronia cardíaca deletéria a longo prazo, sobretudo em pacientes com QRS estreito antes das intervenções.

Um estudo chamado APAF-CRT, liderado por um grupo italiano, publicado no European Heart Journal e apresentado no congresso da European Society of Cardiology (ESC 2021), demonstrou agora que associar um dispositivo ressincronizador (com estimulação biventricular) poderia melhorar esses resultados.

eletrocardiograma de paciente com FA que precisa de ressincronização cardíaca

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Ressincronização cardíaca

O estudo multicêntrico, aberto, prospectivo, começou em 2014 e randomizou 140 pacientes com idade média de 72 anos, fração de ejeção média de 41%, todos com QRS < 110ms e pelo menos uma internação prévia por FA ou insuficiência cardíaca (IC). O braço intervenção programava uma ablação do nó AV com implante de ressincronizador e o braço controle recebia tratamento clínico otimizado e controle de frequência cardíaca. O desfecho primário era morte por qualquer causa e o secundário era morte por qualquer causa ou hospitalização por IC.

Apesar de uma amostra não tão grande e o tratamento clínico otimizado ter melhorado com as novas opções de tratamento clínico nos últimos anos, os resultados foram animadores: houve sim redução de mortalidade entre os grupos, com significância estatística, favorecendo o grupo intervenção (HR 0.26, 95% CI 0.10–0.65; P = 0.004). E isso se manteve quase inalterado ao cabo de um seguimento de 4 anos.

Conclusões

Então, agora sabemos que mesmo em FA, a ressincronização pode ser uma alternativa para controle de sintomas desses pacientes, aumentando não só a qualidade de vida, como também a sobrevida a longo prazo. Mas, devemos aguardar novos estudos para revisar essa estratégia promissora.

Estamos realizando a cobertura do congresso. Fique ligado no Portal PEBMED!

Veja mais do ESC 2021:

Autor:

Referência bibliográfica:

  • Brignole M, et al. for the APAF-CRT Trial Investigators. AV junction ablation and cardiac resynchronization for patients with permanent atrial fibrillation and narrow QRS: the APAF-CRT mortality trial, European Heart Journal, 2021;, ehab569, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehab569
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar