Retrospectiva 2020: quais foram os artigos mais acessados do ano?

Tempo de leitura: 2 min.

Vamos fazer uma retrospectiva de 2020? Foi realmente um ano atípico. Vivemos a chegada de uma pandemia, o novo coronavírus, que mudou drasticamente a vida de, literalmente, todo o mundo. Foi um ano desafiador, sem dúvidas, principalmente para quem trabalha com saúde.

Honrando a sua missão, de estar lado a lado com médicos e profissionais de saúde no momento de suas decisões clínicas, fornecendo conteúdos de confiança para prestar melhor

cuidado ao paciente, o Portal PEBMED trouxe as principais notícias, atualizações e discussões sobre Covid-19, claro, e outros temas de sensibilidade e relevância para o meio médico também. 

Então, a partir de hoje vamos fazer uma retrospectiva com o que foi mais relevante ao longo de 2020. Preparados para conhecer o nosso TOP 10 do ano? Vamos a ele:

  1. Novas evidências sobre a azitromicina na Covid-19azitromicina-na-covid-19/

O ano foi realmente dedicado a combater os sintomas do novo coronavírus e vários tratamentos foram testados em 2020. Nosso décimo artigo mais acessado fala sobre o uso da azitromicina. Confira!

  1. Características clínicas de pacientes com coronavírus e sintomas gastrointestinais

Em nono lugar, ficou este artigo que analisa sintomas gastrointestinais associados a Covid-19. Veja!

  1. A possível transmissão de SARS-CoV-2 por simples hábitos

O oitavo colocado avalia o comportamento de um escritório na Alemanha que teve um surto de Covid-19. Vamos relembrar os resultados?

  1. Detectados possíveis novos sintomas do novo coronavírus

Quase chegando na metade do nosso top-10, temos um artigo feito em maio que apresentava novos sintomas relacionados ao novo coronavírus. Você lembra quais são? Não? Tudo bem, pode rever aqui.

  1. Sociedade Brasileira de Pediatria alerta sobre vitamina D e Covid-19 

Nosso sexto lugar é um artigo que alerta para o uso da vitamina D para aumentar a imunidade de crianças à Covid-19. Quer saber qual foi a conclusão? Aqui!

  1. Coronavírus: tudo o que você precisa saber sobre a nova pandemia

O quinto lugar fez um compilado de diversas informações importantes sobre a pandemia do novo coronavírus. Vamos relembrar?

  1. Estudos comprovam que novo coronavírus pode ser transmitido pelo ar sem contato físico

O quarto lugar foi um estudo de um caso em um restaurante em Cantão de como nove pessoas contraíram Covid-19 sem contato físico com um parente infectado, sem ter contato físico. Como foi isso?

  1. Coronavírus: assintomáticos são responsáveis por dois terços das infecções

Chegando ao top-3, um artigo publicado no Portal PEBMED, no início da pandemia no Brasil, falava sobre a importância das medidas de isolamento, uma vez que os assintomáticos eram ⅔ dos responsáveis pela infecção do novo coronavírus, confira!

  1. Transmissão da Covid-19 por fômites: estamos exagerando nos cuidados?

Nossa medalha de prata é um artigo que analisa a possibilidade de transmissão de SARS-CoV-2 através de fômites. O resultado? Você pode rever aqui!

  1. Ivermectina pode ser usada como tratamento para Covid-19?

E chegamos ao primeiro colocado! O campeão de 2020 é um estudo sobre a eficácia da ivermectina no tratamento de Covid-19. Leia aqui tudo sobre ele.

Esse ano, nosso grande campeão de acessos realmente foram artigos relativos à Covid-19. Esperamos que o próximo ano venha com boas notícias em relação a vacinação e fim dessa pandemia também. E fiquem de olho para as nossas próximas retrospectivas!

Acompanhe outras retrospectivas 2020 no Portal PEBMED:

Relacionados