Pebmed

Cadastre-se grátis
Home / Cardiologia / TOP 10: os artigos de março que você não pode deixar de ler

TOP 10: os artigos de março que você não pode deixar de ler

Tempo de leitura: 3 minutos.

Além da publicação de diversas novas diretrizes, no mês de março também aconteceu o tradicional Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, ACC19. Perdeu alguma notícia importante? Confira aqui os principais artigos do mês que você não pode deixar de ler!

1. Conheça nova diretriz da AHA para medida da pressão arterial

No internato e na residência, medir a pressão arterial parece coisa banal ou de criança. Mas estudos recentes mostram que a maior parte dos médicos comete erros na aferição tradicional, pelo método auscultatório. Por isso, a American Heart Association (AHA) atualizou suas diretrizes com recomendações de como fazer a medida correta da pressão arterial. Confira aqui os keypoints.

2. Quiz: qual diagnóstico desta lesão dermatológica maligna?

Paciente de 71 anos dá entrada no consultório com alteração dermatológica cuja evolução tem aproximadamente um ano. Na base da lesão foi encontrada uma alteração maligna muito frequente. Qual é o diagnóstico? Clique aqui e teste seus conhecimentos com o nosso quiz!

3. Anvisa aprova primeiro medicamento específico contra a enxaqueca

O primeiro tratamento específico contra a enxaqueca chega ao Brasil ainda este ano. A droga foi aprovada no último dia 25 de março pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e agora espera uma definição de limite de preço por parte da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Mas o valor deve ser alto. Nos Estados Unidos, ele tem um custo anual de US$ 6.900 por ano. Saiba tudo aqui.

4. Caso clínico: qual diagnóstico desta doença?

Paciente com 29 anos, feminino, diarista, natural e procedente de Belém, casada. Refere febre baixa vespertina há duas semanas, associada à mialgia astenia e sudorese noturna. Procurou o facultativo por duas vezes, sendo medicada com sintomáticos sem melhora. Evoluiu com nodulações eritematosas não pruriginosas por todo o corpo. Ao exame percebe-se: Múltiplos nódulos eritematosos não pruriginosas medindo entre 0,4 e 1 cm em todo o corpo. Confira aqui a resolução desse caso clínico.

5. Enfermeira brasileira ganha prêmio internacional por humanização do parto

A enfermeira brasileira Heloisa Ferreira Lessa recebeu o Prêmio Campeão por seus trabalhos relacionados à saúde da mulher durante o parto e à humanização da maternidade. O reconhecimento foi concedido pela entidade Human Rights in Childbirth (Direitos Humanos no Nascimento) aos profissionais de saúde comprometidos com o bem-estar da parturiente e na garantia da assistência médica de qualidade à mãe e ao bebê. A profissional foi homenageada na categoria Parteiro (a). Veja mais nesse link.

6. Tramadol em pacientes com artrose pode aumentar a mortalidade

Tramadol é um analgésico opioide muito usado no alívio da dor moderada a grave. Algumas sociedades americanas recomendam o fármaco para o tratamento de osteoartrite do joelho. No entanto, um novo artigo, publicado em março no Journal of the American Medical Association (JAMA), indica que o uso de tramal em pacientes com artrose pode aumentar a mortalidade. Saiba tudo aqui.

7. Caso clínico: paciente relata ‘ter um coração batendo no ouvido’

Paciente do sexo feminino, 54 anos, queixando-se de zumbido pulsátil, unilateral a direita há três anos, relato de hipoacusia associada, nega outros sintomas, como otorreia ou otorragia e reclama “ter um coração batendo no ouvido”. Nega comorbidades. O exame físico demonstrava massa pulsátil avermelhada retrotimpânica que abaulava membrana timpânica a direita; otoscopia esquerda sem alterações. Veja tudo sobre o caso nesse link.

8. Confira nova diretriz da AHA para medida da PA pelos métodos residenciais

Nas diretrizes mais recentes de hipertensão, cresceu a ênfase nas medidas domiciliares ou ambulatoriais. Há dois grandes ganhos com essa estratégia: envolvimento do paciente no seu autocuidado e redução do efeito do jaleco branco, que pode causar um aumento transitório da PA na consulta em mais da metade das pessoas. Veja aqui a nova diretriz!

9. Você conhece a Síndrome do Coração Pós-Feriado?

A “síndrome do coração pós-feriado” (HHS) é uma entidade clínica que pode se manifestar em indivíduos saudáveis e sem história de cardiopatia, em que temos arritmia cardíaca, geralmente fibrilação atrial, porém também podendo ocorrer taquicardia atrial paroxística, flutter atrial, extrassístoles ventriculares e após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Saiba mais aqui!

10. Ovo na dieta é saudável? Veja que o dizem os estudos recentes

O ovo voltou a roubar a cena com a publicação de um estudo sobre associação entre seu consumo e risco cardiovascular, durante o Congresso do American College of Cardiology 2019 (ACC 2019). Muitos artigos têm sido publicados com o intuito de avaliar esta relação, porém os dados permanecem controversos. Entenda nesse link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.