Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Clínica Médica / Casos clínicos: confira a retrospectiva de 2020
casos clinicos

Casos clínicos: confira a retrospectiva de 2020

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

Nesse ano o que não faltou foi oportunidade de aprendizado. Com a pandemia da Covid-19, muitos desafios apareceram e com eles, avaliações de diversos casos clínicos, envolvendo ou não o novo coronavírus. Esses casos ajudam a desenvolver raciocínio lógico e a enriquecer diagnósticos futuros.

Em sequência às retrospectivas de 2020, confira quais foram os casos clínicos mais acessados do Portal PEBMED:

      1. Caso clínico: qual a principal alteração apresentada?
        O décimo caso clínico mais acessado é o caso de um senhor no Pronto Atendimento. A filha alega ter problemas de coração, pressão alta e vomitou sangue. Porém, o que chama atenção são as mãos do paciente. Confira o desenrolar do caso.
      2. Caso clínico: paciente com hiperemia ocular e lacrimejamento
        Paciente do sexo feminino, 34 anos, vai ao consultório com quadro de olho vermelho iniciado há dois dias em olho esquerdo. Refere ter iniciado quadro de hiperemia ocular, secreção mucoaquosa, sensação de corpo estranho e lacrimejamento há dois dias. Segundo a paciente esteve “resfriada” na última semana. Qual foi o diagnóstico final?
      3. Caso clínico: mulher com massa dolorosa na vagina. Qual o diagnóstico? 
        Paciente do sexo feminino, 34 anos, vai ao consultório com quadro de olho vermelho iniciado há dois dias em olho esquerdo. Refere ter iniciado quadro de hiperemia ocular, secreção mucoaquosa, sensação de corpo estranho e lacrimejamento há dois dias. Segundo a paciente esteve “resfriada” na última semana. Qual foi o diagnóstico final?
      4. Caso clínico: dor e caroço em ânus na atenção primária
        O sétimo caso mais acessado trata-se do caso da Dona Janaína que está, há algum tempo, com dores na região anal, com sensação de uma “bolinha” no local. Relata ainda que essas bolinhas somem por um tempo e reaparecem. Confira o diagnóstico no link.
      5. Caso clínico: usuária de lente de contato com olho vermelho e secreção
        Paciente de 40 anos, vai a consulta oftalmológica queixando-se de olho vermelho em olho direito, com secreção mucosa. Nunca fez nenhuma cirurgia oftalmológica e sem histórico familiar. O que podemos dizer sobre o caso?
      6. Caso clínico: asma descompensada durante pandemia. Qual a melhor conduta? 
        Paciente com diagnóstico prévio de asma, comparece à emergência com queixa de dispneia e tosse intermitente, principalmente na hora de dormir. Durante a anamnese, ele confessa que não tem usado o Alenia, que havia sido prescrito pelo seu pneumologista. Confira o desfecho desse caso clínico.
      7. Caso clínico: paciente jovem com cefaleia e sonolência 
        Jovem, 24 anos, sem comorbidades, procura atendimento ambulatorial por quadro de cefaleia e sonolência. Foi realizada ressonância magnética para melhor avaliação. Veja qual foi o diagnóstico do caso clínico.
      8. Caso clínico: um caso de infecção invasiva por Pneumococo
        Homem de 57 anos, deu entrada em Unidade de Pronto Atendimento por apresentar desorientação, rigidez cervical e rebaixamento do nível de consciência, necessitando de intubação orotraqueal. Foi transferido para unidade de terapia intensiva onde realizou tomografia computadorizada de crânio que não mostrou lesões focas ou sangramento. Já sabe qual foi o diagnóstico final?
      9. Caso clínico: sorologia IgM, transitória e isoladamente, reagente em paciente sem sintomas
        GFMF, sexo masculino, 43 anos, hipertenso controlado, marcou uma teleconsulta com seu clínico geral de confiança. Durante a consulta, relatou ao médico que um morador de seu prédio havia testado positivo para o novo coronavírus, motivo pelo qual encontrava-se muito ansioso, embora não apresentasse nenhum sintoma respiratório ou outra queixa. Veja qual foi o resultado do teste sorológico.
      10. Caso clínico: mulher com edema labial e periorbital
        O mais acessado dos casos clínicos de 2020 foi da paciente 49 anos, enfermeira, comparece à emergência relatando ter acordado no trabalho com edema periobital e em lábios. Além disso, tem “sensação de aperto na garganta”. Refere que este é o segundo episódio deste tipo de edema, mas que eventualmente apresenta urticárias pelo corpo. Confira o diagnóstico.

    Veja mais retrospectivas deste ano:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.